A princesa Stéphanie do Mónaco anunciou, aos 60 anos, que vai deixar a vida pública. Depois de uma vida marcada por escolhas pouco ortodoxas para uma figura da monarquia, a irmã "rebelde" e mais nova do príncipe Alberto decidiu que estava na hora de se afastar dos deveres reais.

“Já não vejo sentido em falar de mim, além disso, nunca foi a minha praia. Tenho 60 anos, sinto que já dei o suficiente e, acima de tudo, já disse tudo o que tinha a dizer”, afirmou em entrevista à revista francesa "Point de Vue", tal como escreve o "Correio da Manhã".

O primeiro membro da realeza europeia transexual não-binário estuda Artes e vive na Bélgica. Conheça-o
O primeiro membro da realeza europeia transexual não-binário estuda Artes e vive na Bélgica. Conheça-o
Ver artigo

Desde jovem que foi apelidada de “enfant terrible” ao crescer numa instituição tradicional e marcada por protocolos rígidos. Foi modelo, cantora, empresária no mundo da moda e até artista de circo.

Apesar da decisão de se afastar da vida pública, a princesa não abandona por completo o seu compromisso com as causas sociais. À frente da fundação Fight Aids Mónaco, que lidera há 15 anos, Stéphanie do Mónaco continua empenhada na luta contra a Sida, agora com o apoio da filha mais nova, Camille Gottlieb. “Para falar da luta contra a Sida no Mónaco e das batalhas que travamos estarei sempre presente”, garantiu na mesma entrevista. “Chegou o momento de me reformar. Mereço, não mereço?”, concluiu.

Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi nasceu a 1 de fevereiro de 1965, e é a filha mais nova do Príncipe Rainier III e da atriz americana Grace Kelly, que morreu aos 52 anos, em 1982, na sequência de um acidente de carro.

A princesa é mãe de três filhos e é também a irmã mais nova do príncipe Alberto II e da princesa Carolina. Atualmente, ocupa a 14.ª posição na linha de sucessão ao trono de Mónaco