Z-Triton. É assim que se chama o novo veículo inovador que junta duas formas de mobilidade, barco e bicicleta, e uma de alojamento, a tenda, numa só estrutura. A ideia partiu de Aigars Lauzis, CEO da marca, que após vários testes e um primeiro protótipo lançado em 2020, conseguiu com que finalmente este seja o ano em que o Z-Triton chega a todos os aventureiros, tal como Lauzis.

Em 2013, o homem natural da Letónia partiu de bicicleta do Reino Unido para o Japão para uma jornada de mais de 31 mil quilómetros que levou quatro anos a percorrer. Numa das paragens, em Xangai, onde permaneceu durante alguns meses, teve então a brilhante ideia de criar um veículo híbrido que se adaptasse a todos os tipos de travessias.  

A planear as próximas férias? Esta plataforma decide o destino por si (e procura o mais barato)
A planear as próximas férias? Esta plataforma decide o destino por si (e procura o mais barato)
Ver artigo

Quando o designer voltou para a Letónia refugiu-se no estúdio Zeltini para aí criar o então Z-Triton, concebido segundo quatro valores fundamentais para Aigars Lauzis: "Criatividade, sustentabilidade, diversão, ética". No que diz respeito à sustentabilidade, o veículo recreativo posiciona-se como 100% elétrico, tem painéis solares integrados e ainda espaço para colocar uma planta no topo da tenda robusta.

E o que é que faz este anfíbio dos tempos modernos? Ora dá para pedalar sobre a estrada, ora entra na água, ora pode ficar à beira mar ou num parque que permita o estacionamento do projeto inovador para uma noite de descanso. A grande vantagem, além da versatilidade, é que não implica que tenha de viajar sozinho numa escapadinha de fim de semana.

O Z-Triton tem capacidade para duas pessoas dentro da tenda, uma cozinha dobrável para refeições a dois e ainda sistema de som para adicionar música ambiente.

Ao contrário das bicicletas convencionais, esta exige algum tempo de descanso para recarregar baterias, mas isso só acontece de dois em dois dias, tempo correspondente à autonomia de 50 quilómetros na bicicleta e 20 quilómetros no barco. A mudança de um modo para outro é feita em cinco minutos e explicada no seguinte vídeo.

Aigars Lauzis está confiante de que o Z-Triton será a "revolução nas viagens sustentáveis ​​ao ar livre", conforme diz no site, e a transformação começa agora: quem quiser já pode fazer pré-reserva do modelo final (melhorado ao longo dos últimos dois anos) e o valor estimado é de 14.500 euros (mas também pode ser alugado). A comercialização vai começar a ser feita na Europa, mas o objetivo é levar a marca para todo o mundo.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.