Apesar de já não haver flores a inundar os jardins de cor, há árvores cheias de folhas de tons quentes a convidar-nos para uma passeio de outono. Pode fazê-lo na Rota das Árvores do Porto, que já vai na 3.ª edição, desta vez com o tema "As Árvores Desconhecidas", que tem início este sábado, 16 de outubro e decorre até 9 julho de 2022. Durante este período, terá oportunidade de acompanhar os recantos de vegetação mais belos do Porto, acompanhado de quem conhece os jardins e parques da cidade: o arquiteto paisagista João Almeida.

A primeira visita guiada está marcada já para este fim de semana num local emblemático: os jardins do Palácio de Cristal sob o tema "Regresse à Expo de 1865" que pretende mostrar "os bosques e jardins desenhados para a exposição internacional que decorreu no Porto —agora, sem filas", anuncia o FUTURO, projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto cuja finalidade é proteger as florestas e a biodiversidade da região.

20 sítios em Lisboa e no Porto dominados por turistas e que nunca tivemos tempo para visitar
20 sítios em Lisboa e no Porto dominados por turistas e que nunca tivemos tempo para visitar
Ver artigo

A rota integra apenas uma visita por mês, sempre ao sábado, e até ao próximo ano já se sabem quais os locais que vão receber a Rota das Árvores, iniciativa do Município do Porto integrada no projeto FUTURO. A 13 de novembro será o Parque das Virtudes e a 11 de dezembro será o Parque da Pasteleira. Já para começar o ano, há visita tripla — Jardim S. Lázaro, Praça da Alegria e Cemitério Prado do Repouso — a 22 de janeiro.

Depois disso a Rota das Árvores passa ainda pelo Parque do Covelo e o jardim da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e o programa encerra a 9 de julho no Parque de S. Roque.

As visitas acontecem sempre das 14h30 às 17h e não têm qualquer custo. Contudo, para participar tem de fazer inscrição prévia (disponibilizada online oito dias antes do evento, às 21h), dado que há apenas 20 vagas disponíveis para cada visita. A inscrição será confirmada até 72 horas depois e se as condições climatéricas não permitirem o passeio (com máscara obrigatória), também será avisado.