Podíamos falar em alojamento local ou em hotel. Mas falar no Wake Up Concept, em Vila Nova de Famalicão, é falar de um espaço que quase parece casa. E fica a 15 minutos do Porto, Guimarães e Braga.

Este é um projeto familiar que nasceu num local de história. O prédio foi construído na década de 50 no coração da cidade e entretanto restaurado pela família Rodrigues para renascer em 2015 como Wake Up Concept. "É um projeto ainda recente, mas que tem vindo sempre a evoluir. Não é um conceito de alojamento local como os outros", diz Inês Simões, assessora de imprensa do Wake Up Concept, à MAGG.

Living Armona. A cabana de luxo onde o nascer do sol tem uma luz especial
Living Armona. A cabana de luxo onde o nascer do sol tem uma luz especial
Ver artigo

Isto porque, ao entrar no Wake Up Concept, não vai ver ninguém (nem mesmo funcionários para o check-in que pode ser feito a qualquer hora). Este método é uma vantagem em tempo de pandemia, uma vez que todo o processo de reserva é feito virtualmente. A cada hóspede são enviados códigos por mensagem que dão acesso à entrada do espaço e da suite e toda a estadia resume-se ao quarto e à cidade que tem por descobrir.

"O objetivo deste espaço sempre foi que as pessoas que o visitassem, ficassem na cidade ou próximo do seu local de trabalho e se sentissem em casa", destaca Inês Simões, assessora de imprensa do Wake Up Concept. Aqui, é então como morar entre a vizinhança, constituída pelos hóspedes que podem ocupar as seis suites do alojamento com capacidade até seis pessoas — algumas duplex — equipadas com kitchenette.

De Amália Rodrigues a Camilo Castelo Branco: a porta de entrada para os quartos

"Os nomes das suites contam histórias de mulheres e casais com vidas fantásticas. Foram pessoas que marcaram a época de 50, desde Amália Rodrigues, Ferreirinha [conhecida como 'Senhora do Douro'], a Ana Plácido & Camilo Castelo Branco", diz a assessora de imprensa. A escolha dos nomes foi feita pela família Rodrigues, que impulsionou o projeto, de modo a trazer para o alojamento local identidades relevantes para Portugal, agora marcadas quer na porta do quarto, quer nos apontamentos dentro de cada suite. Às figuras emblemáticas junta-se uma decoração moderna.

É neste ambiente, com vista para a praça principal da cidade, que pode começar o dia a degustar uma refeição de forma segura. O pequeno-almoço, para quem optar por esse regime, é deixado à porta da suite para, finalmente, Wake Up (acordar) com um Concept (conceito) de mesa recheada: "Tem uns croissants incríveis de Famalicão em parceria com uma das pastelarias locais, tem pão, fruta, sumo de laranja natural. No fundo, é quase como um reviver das casas das nossas avós", avança a assessora do espaço.

Tendo em conta o nome deste alojamento, como é afinal acordar no Wake Up Concept? "Apesar de estar no centro da cidade, o acordar é sempre muito sossegado, não se ouve barulho completamente nenhum, o que é ótimo para descansar. Ao mesmo tempo sentimo-nos em casa, porque temos a noção que estamos fora, mas o conforto é tremendo e não falta nada, está tudo à volta. A pessoa pode sair do hotel, sem ter de andar de carro, dar uma caminhada na vila e tomar um café numa pastelaria", diz Inês Simões.

Fora do quarto, em Vila Nova de Famalicão o foco é a gastronomia

Depois do pequeno-almoço recheado, o mais improvável é pensar em comida. Contudo, no norte a gastronomia é um dos pontos fortes e não há como fugir às iguarias. "O objetivo é a pessoa chegar, ter a sua independência, entrar e sair quando quer e depois ir explorar. Tem sempre as experiências de conhecer a cidade, mas estamos a falar de uma zona norte, é sempre mais direcionada para comer", brinca Inês Simões. Pode usar a cozinha equipada para preparar o almoço, mas em redor não faltam opções gastronómicas para bem comer.

É o caso do Cozido à Portuguesa d'O Caçarola, a francesinha do Attrevidu ou da Colunata Café, e ainda os pratos requintados em ambiente de natureza do ME.AT. Apesar de o Wake Up Concept não ter piscina ou atividades dentro do hotel, tem sempre a sala comum onde pode ler e outras aventuras menos pacatas fora do alojamento.

Wake Up Concept

Morada: Praça 9 de Abril, 208, 4760-109 Vila Nova de Famalicão (Portugal)
Contacto: (+351) 936 220 903
E-mail: reserve@wakeupconcept.com

Pode marcar um passeio de barco pelo Douro ou uma caminhada pelo Gerês, e ainda dar uma volta de bicicleta pela cidade — opções que resultam de algumas parcerias do alojamento com empresas locais. Ainda dentro da cidade, pode conhecer os museus, como o Museu Ferroviário, e os espaços verdes, como o Jardim 1º Maio para estar em contacto com a natureza.

Para usufruir de tudo isto, depois de uma noite de sossego em ambiente de casa, basta fazer a reserva no Wake Up Concept, onde cada noite custa a partir de 60€.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.