A revista norte-americana de negócios e economia "Forbes" divulgou esta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Forbes Travel Guide. Está em causa a edição de 2023 (a 65.ª) da lista que distingue os melhores hotéis, restaurantes, spas e cruzeiros do Mundo.

O Forbes Travel Guide 2023 premiou 1.956 projetos turísticos, entre os quais estão 11 unidades portuguesas — todas elas em Lisboa. "Somos o único sistema de classificação global independente para hotéis, restaurantes, cruzeiros e spas de luxo", descrevem, no site, onde pode encontrar a lista completa de premiados.

Este verão vai ser possível voar para Cabo Verde por menos de 300€ (e conhecer paisagens como esta)
Este verão vai ser possível voar para Cabo Verde por menos de 300€ (e conhecer paisagens como esta)
Ver artigo

O ranking original foi criado em 1958. Uma equipa de inspetores treinados visita cada uma das propriedades da lista para as avaliarem, tendo em conta cerca de 900 critérios como a decoração, as escolhas de comida e bebida, a qualidade do sono e a atenção que o staff presta a cada hóspede. "Verificamos o luxo", explicam.

Priorizando a qualidade do serviço, passam no mínimo duas noites em cada unidade sem se identificarem. Ao manterem-se anónimos, conseguem obter a experiência típica de qualquer hóspede. A "Forbes" esclarece, ainda, que não existem quaisquer subornos e que a transparência é total.

Cada unidade é distinguida de uma de três formas: cinco estrelas para as "propriedades fora do comum, icónicas, com serviço praticamente impecável e instalações incríveis"; quatro estrelas para as "propriedades excecionais, com altos níveis de serviço e instalações de qualidade e os recomendados, para as "propriedades excelentes com serviço e instalações boas e consistentes.

Entre as 11 propriedades em Portugal distinguidas, duas delas conseguiram as cinco estrelas (o Four Seasons Hotel Ritz Lisbon e o Ritz Spa), uma conquistou as quatro estrelas (o Bairro Alto Hotel) e as restantes ficaram com a designação de "recomendadas". Espreite a fotogaleria para saber quais foram.

As 11 propriedades portuguesas no Forbes Travel Guide 2023