Tudo começou com a procura de uma casa de férias para a família. A Herdade Majorelle, nos Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, foi encontrada por Mafalda Teixeira, designer de interiores, e Tiago Spratley, arquiteto, a viver no Porto, que não podiam estar mais ligados ao setor da habitação.

Os motivos profissionais ficaram de fora desta casa idealizada para uma família numerosa, com quatro crianças e dois cães, para além dos adultos. "Tínhamos esta vontade de ter uma ter uma casa de férias, porque o Tiago convidava todos os anos a família toda para viajar e passar as férias de verão juntos, e no total somos umas 18 pessoas", refere Mafalda à MAGG, acrescentando que a ideia sempre foi adquirir uma casa que desse tanto para a família como para os amigos.

E não é que a casa da Herdade Majorelle dá mesmo para acolher precisamente 18 pessoas? Tem um total de seis suites, além de uma cozinha equipada (até com um frigorífico da instagramável Smeg), uma mesa comprida de jantar, uma zona de estar com lareira e uma piscina que, se fosse mar, o IPMA lançaria o alerta vermelho para todo o verão devido às crianças que vão agitar aquelas águas em frente a árvores de troncos robustos.

Mafalda e Tiago já chegaram a passar férias na casa ribatejana e vão continuar a fazê-lo (já estão aliás marcadas), mas por incentivo de amigos estenderam a oportunidade de desfrutar desta habitação de campo a outras pessoas.

O que vão encontrar é o resultado de um trabalho árduo de quatro meses, uma parte do Tiago, que teve de recuperar a estrutura e construir coisas que "não existiam", como casas de banho, e outra parte da designer Mafalda que, como não podia deixar de ser, ficou com a decoração.

"Queríamos uma coisa simples, quase com nada, mas confortável e que nos desse aquela inspiração grega e marroquina", descreve a co-proprietária. Algum mobiliário veio até de Marrocos e não foi o único apontamento do mundo que veio para este pedaço de terreno nos Foros de Salvaterra. A bandeira do Brasil também.

"Vivi no Brasil durante dois anos. Fiquei completamente louca pela cultura brasileira, foi uma coisa que mexeu mesmo comigo. E é um dos sítios onde eu e o Tiago mais gostamos de passar férias", começa por contar. "Uma vez, estávamos numa loja de antiguidades e estava lá esta bandeira que tinha sido de um cruzeiro. Ela é cosida à mão, é linda, tem rasgos e tudo. E apaixonámo-nos pela bandeira", levada entretanto para a Herdade Majorelle.

Pelo que Mafalda diz, não há problema com a vizinhança. Faz um ou outro barulho, mas nada que não saiba bem no meio da natureza. "Ao lado é um pasto de vacas, as nossas vizinhas são vacas. [A casa] é mesmo no meio do campo, não se ouve nada, só mesmo os passarinhos e as vacas", brinca.

O dia começa com um chilrear, uns raios de sol e com o pequeno-almoço servido diariamente e nunca de forma igual. Num dia terá croissants, noutro um bolo caseiro, sempre sumo de laranja e também muito sabor para começar a manhã com energia.

O valor normal por noite é de 800€, com pequeno-almoço incluído. No entanto, quem alugar até ao final de junho tem um desconto de 50% e a partir dessa data o desconto passa a 25%, ou seja, 600€ por noite.

Para reservar, basta mandar mensagem privada através do Instagram.