Quatro anos depois de fechar ao público, a Maya Bay, na Tailândia, volta a receber turistas, mas de forma controlada. A praia de areia branca e água em tons de turquesa ficou famosa no filme "A Praia", de 2000, realizado por Danny Boyle e protagonizado por Leonardo DiCaprio, e, desde então, o número de visitas intensificou-se.

Viajar em 2022. Queremos praias, safaris e "tudo o que não se viveu" nos últimos dois anos
Viajar em 2022. Queremos praias, safaris e "tudo o que não se viveu" nos últimos dois anos
Ver artigo

Para permitir que o ecossistema recuperasse do impacto de milhares de visitantes todos os dias, as autoridades tailandesas decidiram fechar toda a Baía de Maya ao público em 2018, alegando que os recifes de coral e as áreas de praia tinham sido danificados pelas constantes atividades turísticas.

A praia fica na ilha de Phi Phi Leh no Mar de Andaman e só é acessível por barco de pontos próximos, como as ilhas de Phuket ou Phi Phi. Apesar de já ser possível voltar a pisar a areia branca desta praia, as visitas são controladas para garantir que o local permanece protegido. Apenas 375 visitantes podem visitar a praia ao mesmo tempo, e nadar será proibido por enquanto. Além disso, os barcos só terão permissão para atracar numa determinada zona da baía para evitar danos nos recifes de coral.

"Os tubarões voltaram, os recifes de coral estão a crescer e a água está novamente limpa", disse à Reuters Yuthasak Supasorn, governador da Autoridade de Turismo da Tailândia, citado pelo jornal "Público". "Esses sinais mostram que a natureza se cura se lhe dermos tempo — e temos que trabalhar para a manter assim", acrescentou.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.