Se não costuma reservar lugar no avião, mas quer viajar ao lado do seu parceiro, familiar ou amigo, ou se já não conseguiu lugares juntos no voo, é melhor estar a par das melhores formas de pedir a alguém para trocar de lugar consigo.

Mulher obrigada a pesar-se na balança das malas antes de entrar no avião. Acusações de discriminação
Mulher obrigada a pesar-se na balança das malas antes de entrar no avião. Acusações de discriminação
Ver artigo

“Existe apenas uma maneira e um momento para pedir aos outros passageiros que troquem de lugar, juntamente com as circunstâncias em que nunca deve fazer isso”, partilhou Whytney Rawls, comissária de bordo e especialista em viagens, com a revista "Travel + Leisure".

1. Pedir ajuda ao comissário que está na porta

A comissária de bordo sugere que se peça ajuda ao comissário que está na porta, porque se o voo não estiver completamente cheio, este pode fazer ajustes de última hora no mapa de lugares para ajudar a que se sentem lado a lado. Contudo, deve esperar até que o embarque esteja concluído.

“As regras não oficiais, mas adequadas a seguir, são sempre sentar-se primeiro no seu lugar original, esperar até que o embarque termine e permanecer dentro da sua classe. Então - e só aí - pode gentilmente perguntar a um passageiro se pode trocar consigo”, refere Whitney.

2. Estar atento a quem pede para trocar de lugar

Depois de embarcar, é então o momento de pedir para trocar de lugar. A comissária de bordo alerta para pensar bem antes de o fazer. “Nunca se deve perguntar se o passageiro com quem deseja trocar for uma criança, idoso ou qualquer pessoa com necessidades especiais que necessitem de assistência, por razões óbvias”, aconselhou.

3. Analisar onde a pessoa com quem está a tentar trocar de lugar está sentada

Se estiver a tentar trocar com uma pessoa que está numa classe superior, é provável que não tenha muita sorte. “Não peça para trocar para um lugar com mais espaço para as pernas se não estiver na mesma classe. Normalmente, os passageiros pagam mais por esses lugares, então não é apropriado”, referiu.

4. Não atrapalhar a tripulação do voo

Quando pretende trocar de lugar, pode pedir ajuda a um comissário de bordo, mas “deve sempre esperar até que eles não estejam visivelmente ocupados”, alerta Whitney Rawls.

5. Aceitar um "não" como resposta

Se a pessoa com quem tentou trocar de lugar recusar, não deve ficar chateado, até porque esta também pagou por ele. “Se alguém não está disposto a trocar, independentemente do seu raciocínio, não discuta com eles. É o lugar deles”, aconselha.