Lisboa tem um novo hotel, o São Vicente Alfama by TRIUS Hotels, que não podia ser mais português. Começando pela localização — em plena Calçada de São Vicente e no antigo Instituto de Artes e Ofícios —, até aos pormenores dos quartos: produtos de higiene Benamôr, um mini bar com queijo Monte da Vinha e vinho Quinta do Vallado, e painéis da autoria de artistas portugueses que no fim da estadia pode levar para casa. Alfama e o padroeiro da cidade estão representados neste hotel, bem costumes nossos oferecidos logo no momento da chegada.

"Temos um welcome drink em todos os quartos, que é oferta. É uma receita de como fazer amêndoa amarga e os clientes podem fazer a sua. Têm o limão dentro do quarto, têm dez bagos de café e colocam cinco em cada copo e fazem o próprio licor de amêndoa amarga, uma bebida bastante portuguesa e tradicional", refere Luís Casqueira, hotel manager do São Vicente Alfama Hotel, administrada pelo grupo TRIUS Hotels.

Quando o conteúdo estiver pronto, basta verter a amêndoa amarga que está dentro de uma garrafa do Depósito da Marinha Grande.

Welcome drink
Welcome drink créditos: divulgação

O licor de amêndoa amarga é meio caminho andado para uma noite mais tranquila. Mas se mesmo assim precisar de um reforço, recorra à aromaterapia, outro dos serviços que pode requisitar no novo hotel de Alfama. "As pessoas podem selecionar uma aromaterapia para descansar, para dormir melhor ou para relaxar", explica o responsável, que enumera ainda outra forma de descanso pleno disponível na unidade.

Falamos do menu de almofadas cuja oferta adapta-se a todos os gostos e até permite o chamado sono de beleza. "Temos umas almofadas antirrugas para as senhoras", remata.

Ambos os serviços estão disponíveis em qualquer um dos 22 quartos da unidade, com tipologias que vão desde o quarto duplo clássico ao twin premium, com diversas cores — bronze, prata, ouro ou platina —, embora a mesma decoração moderna e sofisticada. Mais uma vez, os apontamentos portugueses estão presentes, como é o caso da manta feita por uma artesã da região norte, garantiu Luís Casqueira.

Lumen Hotel. O hotel onde se escolhe a decoração do quarto e que tem o melhor gel de mãos
Lumen Hotel. O hotel onde se escolhe a decoração do quarto e que tem o melhor gel de mãos
Ver artigo

Mesmo que fique num quarto bronze, é como se fosse ouro pela oferta única que está presente em qualquer um deles. "Temos um mini bar 100% português, com seleção de enchidos a vácuo, queijo do Monte da Vinha, vinho branco e tinto da Quinta do Vallado e cerveja portuguesa", enumera o hotel manager, acrescentando que até o chocolate vem de uma loja tradicional no Príncipe Real.

Quem não se conquista pela barriga ou pela espécie de aromaterapia diurna do café acabado de tirar na máquina Delta (mais uma referência portuguesa), ficará conquistado por outros pormenores na casa de banho: produtos de higiene da portuguesa Benamôr, a caixa para colocar os discos de maquilhagem do Depósito da Marinha Grande e a jarra da mesma empresa histórica em Portugal.

O quarto tem vista para o bairro de Alfama e para que não fique apenas pela vista, o São Vicente Alfama Hotel tem várias ofertas para descobrir o bairro histórico de Lisboa.

Conhecer Alfama e levá-la para dentro de casa

Depois de acordar e tomar o pequeno-almoço no hotel de quarto estrelas, terá a energia necessária para um passeio guiado e gratuito por Alfama, que acontece sempre à mesma hora. "Todos os dias às 10h30 é feito um passeio a pé de 1h30 pelo bairro de Alfama", de modo a que os hóspedes conheçam "melhor o bairro da unidade onde estão hospedados", refere Luís Casqueira.

Para descobrir também a essência do bairro e de outros costumes portugueses, foi criado o Wellhouse, um espaço para o qual os hóspedes são atraídos pelo calor da lareira e pelas exposições de artistas pouco conhecidos de Lisboa que aqui vão acontecer.

A primeira, ainda a decorrer, tem azulejos portugueses de uma ceramista do bairro de São Vicente.

Wellhouse
Wellhouse créditos: divulgação

Estes azulejos também fazem parte dos diferentes painéis de cada um dos quartos que, no final da estadia, podem ser levados para casa. "As pessoas podem adquirir esses painéis e levar para casa um bocadinho do quarto e recordar a estadia em Alfama", diz o hotel manager.

A mesma artesã, cujas obras estão atualmente em exposição, dinamiza workshops (mediante reserva prévia), nos quais os hóspedes aprendem a fazer azulejos e no fim da experiência podem levá-los para casa. Tudo isto acontece no atelier da artista ou no espaço do hotel criado para o efeito: o Wellhouse, onde no futuro também acontecerão workshops de pastel de nata, provas de vinhos e degustações de azeite.

São Vicente Alfama Hotel

Localização: Calçada São Vicente 32-38Lisboa, 1100-569Portugal
Reservas: info.saovicente@triushotels.com/+351 210 488 770

Para já, não existe nenhum restaurante em funcionamento, mas com tanta coisa no mini bar capaz de compor uma tábua de produtos portugueses, não será preciso muito mais.

Uma noite no novo São Vicente Alfama Hotel custa a partir de 130€ para duas pessoas.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.