Na ilha de São Miguel, Açores, há um refúgio escondido num jardim botânico, perfeito para quem dá primazia ao descanso e à natureza. Situado a apenas 15 minutos a pé do centro de Ponta Delgada, o Solar dos Cantos é um turismo de habitação sob a gestão da Amazing Evolution que promete tranquilidade assim que lá meter os pés, com os olhos a desviarem-se para a majestosa árvore-da-borracha que se destaca no meio da propriedade. 

Vai de férias para os Açores? Há um novo hotel em São Miguel com piscina e vista para o mar
Vai de férias para os Açores? Há um novo hotel em São Miguel com piscina e vista para o mar
Ver artigo

Com o oceano Atlântico em fundo e uma grande mata verde à sua volta, a casa cor-de-rosa do Solar dos Cantos é a herança deixada pelo botânico e bibliófilo José do Canto, um apaixonado por jardinagem e literatura que inclusive chegou a ter na sua propriedade a segunda mais valiosa biblioteca do País, com uma primeira edição de “Os Lusíadas” lá guardada. 

Tanto o presente como o passado estão bem detalhados no Solar dos Cantos, entrelaçando arquiteturas mais modernas àquilo que foi outrora moda. O chão de padrão geométrico combina com as decorações das paredes, que por sua vez combinam com as artes esculpidas na lareira, mesmo ao lado do candeeiro da entrada que ninguém se atreveu a tocar desde que a ideia do turismo de habitação foi pensada - nem mesmo para as obras de recuperação do espaço. 

Pleno de biodiversidade, o jardim botânico é outra das atrações. José do Canto fez questão de trazer exemplares de todas as partes do mundo, destacando-se, claro, a enorme árvore-da-borracha. Ao jardim adicionou-se uma piscina, um jacuzzi e um bar, de forma a que todos os hóspedes possam usufruir de um bom momento enquanto se sentem abraçados pela natureza. Além disso, existem ainda duas salas de estar e uma sala de pequeno-almoço.

Quanto aos quartos, foram pensados para oferecer a maior tranquilidade possível na ilha de São Miguel. No total, estão disponíveis 15 acomodações, entre elas uma suíte, duas suítes juniores, seis quartos plus e seis quartos standard, sendo que cada um deles conta uma história diferente. Alguns construídos na antiga biblioteca, as cabeceiras das camas remetem a esse período, com nichos feitos propositadamente para os hóspedes deixarem as suas obras enquanto exploram o espaço. 

Várias luzes de leitura também estão disponíveis e, nas paredes, obras de alguns artistas contemporâneos, como Júlio Pomar e José de Guimarães, alusivas aos Lusíadas e a Luís de Camões. Já os outros quartos tentam levar a natureza de fora para dentro, com as paredes pintadas de verde para se misturarem de forma exímia àquilo que se vê através da janela. As cabeceiras das camas, também diferentes, são feitas com papéis de parede antigos conseguidos em França, país de onde José do Canto trazia, também ele, papéis de parede na sua época.

A estadia de duas noites para dois adultos no Solar dos Cantos, de 21 a 23 de fevereiro (de sexta-feira a domingo), no quarto plus tem um custo de 324€, sendo que o pequeno-almoço já está incluído na tarifa.

Solar dos Cantos

Localização: Rua do, R. Calço da Má Cara 41, 9500-038 Ponta Delgada
Contacto: 296 102 330

Site, Instagram e Facebook