
A MAGG foi visitar o The Social Hub Lavagnini em Florença, Itália, um dos mais de 20 hubs espalhados pela Europa. Depois de passarmos duas noites no hotel mais cool da cidade italiana, que abre a sua primeira unidade em Portugal a 1 de março, contamos-lhe tudo o que achámos.
A poucos metros da estação central de Santa Maria Novella e em frente à Fortezza da Basso, este foi a primeira unidade do grupo a abrir em Itália, em 2018. Está instalado no antigo Palazzo del Sonno, cujas fachadas exteriores, pisos originais e escadaria de mármore, tipicamente do século XIX, foram mantidos.
O The Social Hub Lavagnini tem um dos rooftops mais deslumbrantes da cidade, com uma vista panorâmica para a cúpula de Brunelleschi e uma piscina de sonho. O hotel de quatro estrelas possui ainda 390 quartos, espaço de coworking, áreas educativas e de conferências, um auditório com 80 lugares, ginásio aberto 24 horas, bar e um restaurante.
O grupo de hospitalidade híbrida, que foi certificado pela B Corp - certificação que demonstra um alto desempenho social e ambiental das empresas -, apresenta um ADN próprio, quer pela decoração das suas unidades, quer pelo conceito.
Ao entrar no hotel é impossível ficar indiferente. Dois baloiços, luzes neon e uma espécie de pátio com sofás coloridos, uma estátua de uma girafa e uma de um cacto, demonstram o posicionamento irreverente do Social Hub. Assim que entramos na zona na receção percebemos que este hotel é efetivamente diferente dos outros e que tem todo um conceito associado.
Perfeito para estudantes, turistas, nómadas digitais e até locais. Pode ficar aqui alojado a partir de 113,92€, por noite. Fique a saber quais foram as coisas de que mais gostamos no The Social Hub Lavagnini.
1- Decoração
As primeiras impressões não devem ser suficientes para julgar algo ou alguém, mas convenhamos, a primeira impressão é mesmo a que fica. No caso deste hotel, a decoração irreverente, as cores e os pormenores – desde frases espalhadas pelo hotel à escolha de estátuas, quadros e até um piano – fazem deste um dos hotéis mais cool da Europa (e ideal para os fãs de um bom alojamento super instagramável).
Curiosamente, em cada cidade em que está situado, o grupo hoteleiro tenta espelhar a essência da cidade e combiná-la com a vibe que quer transmitir.
2- Rooftop deslumbrante
Quem não gosta de beber um copo ao final da tarde com direito a uma vista panorâmica de cortar a respiração? Nós somos fãs, por isso sem dúvida que o rooftop é um dos pontos altos do The Social Hub.
Com vista para a cúpula de Brunelleschi e para a cidade de Florença, este espaço não deixa ninguém indiferente. Seja de dia ou de noite, pode pedir uma bebida e uns petiscos e descontrair quer na parte do bar quer ao ar livre no rooftop.
Como era inverno, apenas visitámos o espaço exterior para ver a piscina e a vista, mas, mesmo assim, ficámos de queixo caído. Nem conseguimos imaginar como será mergulhar na piscina incrível neste que é um dos rooftops mais bonitos da Europa.
3- O restaurante
É claro que o restaurante do hotel tinha de estar no nosso top. Assim como a decoração, também a ementa deste espaço é adaptada à cidade onde está inserido. Portanto, se quer comer boa comida italiana nem precisa de sair do Social Hub.
Para além de o espaço ser lindo e acolhedor, os gnocchis conquistaram o nosso estômago. Se ainda não tínhamos percebido que estávamos em Itália, depois de um almoço cheio de sabor e comida de conforto, tivemos a certeza.
Para terminar com chave de ouro, provámos um típico e delicioso tiramisù. Atrevemo-nos a dizer que foi um dos melhores que comemos em Itália.