Localizado no limite do Parque Natural da Serra da Estrela, este ponto de observação já existia, mas foi totalmente renovado e acabou de ganhar uma nova estrutura: um passadiço suspenso adaptado à morfologia do terreno, que se funde com a paisagem valorizando o enquadramento paisagístico. O objectivo da requalificação? Atrair mais visitantes de todo o país, durante todo o ano, para a região.

A nova varanda tem um propósito quer funcional quer estético pois cria uma espécie de anfiteatro que permite aos visitantes um percurso pedonal sobre a paisagem que resulta numa vista panorâmica privilegiada sobre a Serra da Estrela, a Covilhã e a Cova da Beira.

Vai nascer um miradouro incrível com vista para o rio Douro (e tem forma de barco)
Vai nascer um miradouro incrível com vista para o rio Douro (e tem forma de barco)
Ver artigo

O projeto, trabalhado num terreno com cerca de 800m2, teve também — a juntar ao aumento da extensão da plataforma — "um reforço ao nível das condições de segurança e o espaço circundante foi reorganizado, sofrendo melhorias na repavimentação, iluminação e mobiliário urbano do Miradouro", refere a Câmara Municipal da Covilhã.

Estas alterações visam tornar o local num sítio mais agradável e têm também o intuito de aumentar a qualidade da visita e o conforto da experiência para os inúmeros turistas que fazem deste ponto um lugar de paragem obrigatória na montanha mais alta de Portugal Continental.

Obras
As obras realizadas no antigo Miradouro dos Carqueijais créditos: CM Covilhã

A nova infraestrutura foi inaugurada no passado dia 20 de Outubro, no âmbito da celebração dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade e durante as comemorações do seu "Dia da Cidade". No mesmo dia foi também inaugurado um caminho de 12 km - a “Rota da Varanda dos Pastores” -  o primeiro de sete percursos pedestres projectados pela Câmara Municipal da Covilhã e a primeira intervenção concluída no âmbito da rede de miradouros do concelho. 

Do alto das serras às piscinas naturais, os baloiços são as estrelas deste Verão
Do alto das serras às piscinas naturais, os baloiços são as estrelas deste Verão
Ver artigo

O Miradouro da Varanda dos Carqueijais vai ser um entre vários a sofrer renovações na zona, uma vez que a Câmara Municipal da Covilhã vai fazer obras em mais três locais — o Miradouro do Alto dos Livros, o Miradouro do Covão e o Miradouro da Nave de Santo António.

varanda
créditos: @rodrigomphotography

Segundo o Município, “as obras de requalificação efetuadas enquadram-se no conjunto de intervenções em vários miradouros, previstas no plano de criação de uma nova Rede de Miradouros, com o intuito de potenciar o turismo de natureza, no contexto do plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural”. Este conjunto de intervenções por parte do município covilhanense representa um investimento total que ronda os 270 mil euros.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.