Ainda é só um protótipo, mas já se sabe que uma varanda em forma de barco rabelo, a 145 metros de altitude, vai fixar-se no Miradouro do Imaginário, em Mesão Frio, em plena Porta do Douro. E porquê em forma de barco? Precisamente para transmitir “a ideia de que se está a navegar sobre o rio Douro”, revela a câmara municipal de Mesão Frio, num comunicado publicado a 30 de junho.
E este é projeto para durar. O miradouro em forma de barco rabelo é feito com "acabamentos em aço corten, material que possui diferentes agentes químicos na sua composição, reconhecido pela resistência à ação corrosiva, o que torna toda a estrutura mais resistente e duradoura", explica a autarquia.
O objetivo, para além de criar mais um ponto estratégico com vista privilegiada para o Douro, é homenagear os navegadores do barco rabelo, que em tempos serviu para transportar as pipas de vinho do Porto desde esta região, onde era produzido, até à zona de Vila Nova de Gaia e Porto, onde o vinho era armazenado e posteriormente comercializado para outros países.
O projeto aguarda a emissão de pareceres das entidades externas ao município, mas mal possa avançar e ser visitado, atrairá ainda mais turistas a Mesão Frio, "um anfiteatro voltado à região demarcada". A novidade, anunciada também no Facebook da autarquia, foi recebida com grandes elogios.
"Vai ficar um trabalho magnifico, vai valorizar e muito a nossa região. E se Mesão Frio é a entrada do nosso Douro, que seja também a varanda que mostre ao mundo as belezas para cá do Marão", pode ler-se num dos comentários.
Na fotogaleria, veja como vai ficar este barco suspenso sobre o Douro.