Localizado no limite do Parque Natural da Serra da Estrela, este ponto de observação já existia, mas foi totalmente renovado e acabou de ganhar uma nova estrutura: um passadiço suspenso adaptado à morfologia do terreno, que se funde com a paisagem valorizando o enquadramento paisagístico. O objectivo da requalificação? Atrair mais visitantes de todo o país, durante todo o ano, para a região.
A nova varanda tem um propósito quer funcional quer estético pois cria uma espécie de anfiteatro que permite aos visitantes um percurso pedonal sobre a paisagem que resulta numa vista panorâmica privilegiada sobre a Serra da Estrela, a Covilhã e a Cova da Beira.
O projeto, trabalhado num terreno com cerca de 800m2, teve também — a juntar ao aumento da extensão da plataforma — "um reforço ao nível das condições de segurança e o espaço circundante foi reorganizado, sofrendo melhorias na repavimentação, iluminação e mobiliário urbano do Miradouro", refere a Câmara Municipal da Covilhã.
Estas alterações visam tornar o local num sítio mais agradável e têm também o intuito de aumentar a qualidade da visita e o conforto da experiência para os inúmeros turistas que fazem deste ponto um lugar de paragem obrigatória na montanha mais alta de Portugal Continental.
A nova infraestrutura foi inaugurada no passado dia 20 de Outubro, no âmbito da celebração dos 150 anos da elevação da Covilhã a cidade e durante as comemorações do seu "Dia da Cidade". No mesmo dia foi também inaugurado um caminho de 12 km - a “Rota da Varanda dos Pastores” - o primeiro de sete percursos pedestres projectados pela Câmara Municipal da Covilhã e a primeira intervenção concluída no âmbito da rede de miradouros do concelho.
O Miradouro da Varanda dos Carqueijais vai ser um entre vários a sofrer renovações na zona, uma vez que a Câmara Municipal da Covilhã vai fazer obras em mais três locais — o Miradouro do Alto dos Livros, o Miradouro do Covão e o Miradouro da Nave de Santo António.
Segundo o Município, “as obras de requalificação efetuadas enquadram-se no conjunto de intervenções em vários miradouros, previstas no plano de criação de uma nova Rede de Miradouros, com o intuito de potenciar o turismo de natureza, no contexto do plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural”. Este conjunto de intervenções por parte do município covilhanense representa um investimento total que ronda os 270 mil euros.