Esta segunda-feira, 16 de outubro, Portugal, que já está apurado para o Euro 2024, vai defrontar a Bósnia e Herzegovina às 19h45. Este país do sudeste da Europa tem um potencial imenso por explorar e está longe de ser o primeiro destino que nos vem à cabeça quando pensamos em viajar.
No entanto, tem diversos lagos, aldeias e zonas rurais que parecem saídos de um filme (e que podiam muito bem ser o cenário de vários). A vila de Blagaj é exemplo disso: fica na zona sudeste de Mostar e é banhada pelo rio Buna. Começou a ser construída em 1520.
Com traços medievais, Blagaj é a definição da palavra "pitoresco". Cercada por montanhas, tem poucos habitantes (cerca de dois mil) e um clima ameno. Há um mosteiro com quase 500 anos à margem do rio, na zona de Vrelo Bune. O Blagaj Tekija é uma visita obrigatória.
A vila de Blagaj fica a 12 quilómetros da cidade de Mostar, pelo que se torna indispensável caso esteja acomodado nesta cidade durante a sua ida à Bósnia e Herzegovina. Blagaj é daquelas paisagens que dispensam filtros e que fazem desejar que os nossos olhos conseguissem captar imagens e eternizá-las na nossa mente.
Este país nos Balcãs fica a cerca de seis horas de voo de Portugal. Faz fronteira com a Croácia, com a Sérvia e com Montenegro. Tem cerca de 3,4 milhões de habitantes e tem o islamismo e o cristianismo como as principais religiões.