Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, Castelo Branco, viu a sua tarde de domingo, 24 de agosto, preenchida com um fenómeno atmosférico raro que captou a atenção de toda a população. Bem no centro de um monte, que parece ter ardido nos incêndios deste verão em Portugal, um "dust devil" surpreendeu os habitantes da zona com a sua chegada, subindo até ao céu sem, na altura, intenção de parar.

Este fenómeno atmosférico invulgar é também conhecido como um "tornado de poeira", segundo o "Notícias de Coimbra", e é comum aparecer em dias mais quentes e secos, fazendo com que o ar quente suba rapidamente e uma corrente dê origem a uma coluna de ar em rotação. Desta maneira, o fenómeno é bastante parecido a um tornado, levantando a poeira que está no solo e até pequenos resíduos e entulho que lá se encontravam. Este tipo de episódios são mais prováveis no interior de Portugal e durante o verão, especialmente quando está muito calor e pouca humidade.

Veja o vídeo.

Créditos: X / @BilbiaOfissial

No entanto, não é um furacão propriamente dito, uma vez que é um fenómeno de curta duração e, normalmente, inofensivo. Assim, acabou por não causar danos na região de Unhais da Serra, mas a verdade é que captou a atenção de todos os habitantes da vila portuguesa. Contudo, este não é o primeiro fenómeno atmosférico que acontece na zona. Na noite de 21 de agosto foi avistado um tornado de fogo na vila, segundo a SIC Notícias, que acontece quando os incêndio intensos lançam fagulhas para longe, permitindo que as chamas se espalhem rapidamente. 

Unhais da Serra está a arder desde dia 13 de agosto. Ainda que o fogo já tenha acalmado um pouco, o presidente da junta de freguesia, José Guerreiro, disse acreditar, de acordo com o mesmo meio de comunicação, que ardeu "mais de 90% da floresta na localidade", e mostrou-se bastante preocupado com a alimentação dos animais, uma vez que "os pastos estão todos queimados". Além disso, a vila chegou mesmo a ficar sem água, pois a rede tinha sido "queimada na serra".