O Deep Sleep Hotel foi inaugurado em abril deste ano. Fica numa mina abandonada na pedreira de Cwmorthin, no Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, e já bateu o recorde para o hotel mais profundo de todos. São 419 metros abaixo da superfície.
Além de querer quebrar este recorde, o responsável por esta ideia, Miles Moulding, um viciado em atividades ao ar livre, queria fazer com que quem explorasse estas grutas pudesse descansar ali durante a noite, não precisando de regressar a casa depois da estafa a que já estaria sujeito.
Entre túneis cavados por mineiros, surgiria o Deep Sleep Hotel, que apenas funciona uma vez por semana, para estadias ao sábado à noite. Ao chegar lá, os hóspedes são recebidos com uma bebida quente e uma refeição, que irão anteceder o sono mais profundo que alguma vez tiveram (literalmente).
Dormem com cobertores bem grossos, uma vez que, onde estão, a temperatura não sobe dos 10ºC, e, por volta das oito da manhã, são acordados pelo staff para irem tomar o pequeno-almoço e, de seguida, regressarem à superfície. Mas, afinal, como é que chegam lá baixo?
Se acha que existe algum elevador, está muito enganado. Terá de descer por uma escada de corda (sempre devidamente equipado, com elementos como arnês, umas botas, um capacete de segurança e uma lanterna) e apenas chegará ao destino ao fim de uma hora.
As cabanas de madeiras ficam mesmo no fundo da mina. Se preferir, também pode dormir na gruta, com as rochas ao redor e à luz das velas. Quanto custa dormir no hotel mais profundo do Mundo? Cada cabana leva duas pessoas e custa cerca de 409€ por noite. Na gruta, também para duas pessoas, 644€.
As refeições estão incluídas e, surpreendentemente, há wi-fi. De momento, há disponibilidade para 28 de outubro para as cabanas e a 26 de agosto para as grutas. Tudo isto pode ser verificado online. O melhor será levar apenas uma mochila consigo, para facilitar o processo.