Já não tem de pensar muito. Se o objetivo na fase final do verão era aproveitar o momento e embarcar numa european summer (ou seja, nome que se dá a viagens feitas para destinos pitorescos na Europa), saiba que encontrámos o sítio ideal. Situado no coração de Toscana, em Itália, este hotel de luxo de cinco estrelas promete ser a paragem perfeita para umas férias descansadas e, ao mesmo tempo, divertidas, quer seja pelos passeios que pode fazer pela cidade ou por tudo o que este resort tem para oferecer.
Falamos do Relais Borgo Santo Pietro, que foi, outrora, um local de paragens dos peregrinos medievais com o intuito de se poderem curar das feridas, como explicam no site oficial. Só com este detalhe, já pode imaginar o que aí vem: paredes em pedra, arcos nos tetos, decorações antigas e preciosas e um jardim de fazer qualquer um invejar. E sim, é mesmo tudo isto que vai encontrar neste hotel, que já conta com mais de 800 anos de vida.
O propósito é mesmo fazer com que os hóspedes se sintam numa casa vistosa, com poltronas de couro desgastadas à volta das lareiras acesas, arranjos de flores frescas dos jardins e uma adega de tijolos, nunca faltando as grandes e antigas mesas de madeira e as camas altas e confortáveis (pelo menos é o que prometem ser). Este é o típico hotel que faz com que as fotografias não consigam fazer jus à realidade, uma vez que tamanha emoção e experiência tem de ser vivida para poder ser contada — e, claro, como num conto de fadas não pode faltar um rio, aqui também existe um.
Além disso, ao longo de mais de 120 hectares — sim, é o quão grande este espaço é —, ainda existe (muito) espaço verde para ser cultivado, e é isso mesmo que o Relais Borgo Santo Pietro faz. Desde hortas, campos de frutos secos, jardins de ervas, grandes vinhas e florestas e uma quinta com galinhas criadas ao ar livre, abelhas e alpacas, todo o espaço é aproveitado para o melhor interesse dos hóspedes, uma vez que todos os produtos vêm de lá e acabam na mesa do Trattoria Sull'Albero, que até já tem uma estrela Michelin.
Quanto às acomodações, não se preocupe. Aquilo que vê no exterior é aquilo que vai experienciar no interior. Todas as suites do Relais Borgo Santo Pietro querem transmitir uma sensação de luxo, com mobiliário requintado, arte antiga, camas feitas à medida, casas de banho bem equipadas e uma vista privilegiada para a natureza que o rodeia, pelo que não vai ficar descontente com nenhuma delas.
Ao todo, existem nove suites na villa principal, duas suites no jardim, sete suites privadas completamente isoladas — onde as diferenças entre estes três se baseiam nas medidas dos espaços e se têm ou não pátio e varanda — e três casas com piscina, por isso é só escolher aquela que mais se adapta às suas férias, quer seja apenas a dois ou em família, e embarcar nesta aventura até Toscana.
E por falar em aventura, não falta mesmo nada a este hotel: até atividades têm programadas para os dias em que não há nada para fazer. Além do seu grande e famoso spa, que assegura uma imersão total dos cinco sentidos e promete uma limpeza completa do corpo, da mente e do espírito, também é possível fazer aulas de culinária especializadas, jogar ténis e andar de bicicleta pelos campos, aproveitar as aulas de pintura e de arranjos de flores e ainda aprender a ordenhar as ovelhas da quinta.
Por fim, mas certamente não menos importante, o Relais Borgo Santo Pietro oferece uma vasta variedade de restaurantes onde é possível experienciar a típica gastronomia italiana, considerada uma das melhores do mundo. Ao todo, são cinco espaços cheios de cultura e sabores a serem provados, entre eles o espaço do pequeno-almoço, uma adega para provas de vinhos, um bar cheio daqueles que prometem ser os melhor cocktails, e dois restaurantes: o Borgo Santo Pietro Saporium e o Trattoria sull’Albero.
Para estar perto de tudo isto, a estadia no Relais Borgo Santo Pietro para duas pessoas e durante duas noites (de sexta-feira, 30 de agosto, a domingo, 1 de setembro) na Garden Suite Il Melograno — que inclui um jardim privado — tem um custo de 4.505€ já com pequeno-almoço incluído. Se se quiser mimar um pouco mais, a estadia na Casa Gerda, com jardim e piscina privada, tem um custo de 7.973€ para as mesmas noites.