A agência de viagens eDreams realizou um estudo de modo a entender a motivação dos viajantes para fazer férias fora da sua zona de conforto. Analisados os resultados, foi possível concluir que os portugueses são dos viajantes mais aventureiros de todo o Mundo.

Participaram neste inquérito dez mil consumidores da Alemanha, de Espanha, dos Estados Unidos da América, de França, de Itália, do Reino Unido, da Suécia e de Portugal. Quanto ao nosso País, foram inquiridos mil adultos que tinham ido de férias nos últimos cinco anos.

5 atividades que não pode perder em Punta Cana (incluindo a melhor discoteca a que já fomos)
5 atividades que não pode perder em Punta Cana (incluindo a melhor discoteca a que já fomos)
Ver artigo

Portugal acaba por superar a média global, sendo que só os turistas norte-americanos (84%) e espanhóis (78%) demonstraram maior interesse em viajar para fora da sua zona de conforto. 73% dos portugueses tem um espírito aventureiro e já fez ou considera fazer férias num destino que os desafie mais do que o habitual.

Os mais dispostos a experimentá-lo são os jovens entre os 25 e os 34 anos e os menos interessados são os idosos, com 65 ou mais anos. Vêem como benefícios desafiarem-se (34%), aprenderem novas formas de viver (20%) e mais sobre si mesmos (17%).

Mas, afinal, o que significa viajar fora da zona de conforto para a maioria dos portugueses? Para 22% dos participantes, é fazer uma viagem não organizada, com apenas o bilhete de avião comprado. Para 19% é efetuar uma viagem sem luxos, apenas com o essencial, e para 18% é viajar sozinho.