
Durante o período de férias, os portugueses têm demonstrado procurar por soluções práticas e económicas, e recorrer aos supermercados é um hábito que tem vindo a crescer. Este já é o terceiro maior gasto do orçamento de viagens, de acordo com um estudo realizado pela Revolut.
Numa análise por faixas etárias, o intervalo entre os 25 e os 34 anos destaca-se como os que mais gastam durante as férias, representando 34% do total. A faixa etária dos mais jovens dos 18 aos 24 anos representa 12%, e, em contraste, os consumidores entre os 65 a 74 anos são os que menos contribuem, com apenas 3%.
Este novo padrão de consumo entre os jovens pode estar ligado a uma tendência que se tem vindo a observar nas redes sociais, onde os viajantes vão visitar mais os supermercados para partilhar os produtos locais diferentes que existem ou apenas procurar refeições mais baratas, numa experiência cultural focada no entretenimento.
Em média, estes gastos relativos a compras nos supermercados rondam os 14€, o que acaba por representar 15% do total das despesas. Os gastos de supermercados só são ultrapassados por gastos em restaurantes, 30%, e compras, 21%, segundo o mesmo estudo.
Optar por comprar em supermercados surge como uma estratégia para gerir melhor os custos com a alimentação e desta forma prevenir exceder o orçamento planeado. O medo de surgir uma despesa que ultrapasse o orçamento definido é cada vez uma preocupação maior, acima até de receios na área da saúde.
Em 2025, os portugueses passaram a gastar mais de dez milhões de euros por mês, um crescimento de quase 30% em comparação com 2024.