
Um novo estudo revelou que 40% dos jovens ainda sente pressão social ao escolher bebidas sem álcool. Apesar dos hábitos de consumo de bebidas estarem a mudar, a investigação demonstrou que, especialmente nas faixas mais jovens, há ainda uma influência social associada à escolha de bebidas sem álcool.
As conclusões são de um estudo da marca Heineken, em parceria com o professor Charles Spence, da Universidade de Oxford. A investigação global revela como os "consumidores encaram o consumo de cerveja sem álcool e os desafios que ainda enfrentam ao fazer essa escolha", referem em comunicado.
A amostra envolveu 11.842 adultos em cinco mercados (Reino Unido, EUA, Espanha, Japão e Brasil) e destaca que a Geração Z (18 a 26 anos) é a mais afetada pela pressão social quando opta por uma bebida sem álcool, com 40% dos jovens deste grupo a afirmar que só escolheriam uma versão sem álcool se os seus amigos também o fizessem, refere o estudo. Além disso, mais de um terço já sentiu pressão para consumir álcool em contextos sociais e 29% referem que, ao fazer a escolha de não consumir bebidas alcóolicas, sentiram-se "excluídos".
No entanto, a mesma investigação salienta que "as atitudes sociais estão a mudar", pode ler-se em comunicado, com 50% dos consumidores a considerarem que beber uma cerveja sem álcool é mais aceite socialmente do que há cinco anos.
"Um quinto dos consumidores já alterna entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas em encontros sociais noturnos, e mais de um terço dos que optam por bebidas sem álcool fá-lo em encontros românticos, demonstrando que esta tendência está a ganhar espaço em diferentes contextos", acrescentam nas principais conclusões do estudo.
"O nosso estudo mostra que, para muitos, o álcool já não é a escolha padrão em situações sociais. Estamos a assistir a um consumo mais consciente, mas em algumas culturas, optar por não beber ainda pode ser estigmatizado, especialmente entre os mais jovens", afirma Charles Spence, um dos investigadores do estudo.
E as tendências de mercado mostram o aumento da procura de bebidas sem álcool, com destaque para a cerveja. De acordo com dados da Associação Cervejeiros de Portugal, este segmento representou, em 2023, cerca de 2,04% do volume de vendas em Portugal.