Duas noites, três sessões por noite, 10 participantes cada. São estes os números das sessões noturnas organizadas pelo Dark Sky Alqueva para os hóspedes do Ohai Nazaré nos próximos dias 16 e 17 de Outubro. Os participantes são convidados a explorar o céu noturno da Nazaré numa zona rural a céu aberto, longe da poluição luminosa e atmosférica, e com os sons da natureza como banda sonora de fundo.
O Ohai Nazaré e um resort ao ar livre situado a poucos minutos da Nazaré e em pleno Parque Nacional de Leiria, a maior reserva ecológica de pinhal da Península Ibérica. Com uma vista privilegiada e rodeados por natureza, os hóspedes do resort - quer sejam profissionais, amantes ou, simplesmente, curiosos da Astronomia - podem embarcar numa viagem estelar onde, através de telescópios de grande alcance, vão poder observar inúmeras estrelas e a Via Láctea, bem como descobrir variados corpos celestes que a galáxia proporciona.
O Alqueva é o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um “Starlight Tourism Destination”, apoiado pela UNESCO, UNWTO e IAC. O Dark Sky Alqueva tornou-se o primeiro Destino Starlight Transfronteiriço do Mundo, provando que o céu não tem fronteiras, nem limites, de qualquer tipo. Hoje em dia inclui áreas de concelhos portugueses e espanhóis e proporciona atividades como passeios a cavalo, canoagem, passeios de balão e, claro, observação de estrelas, entre outras.
Esta iniciativa é apenas para hóspedes do Ohai Nazaré e os interessados devem fazer marcação prévia diretamente com o resort. De acesso gratuito mas com vagas limitadas as sessões têm início às 21h e acontecem de hora a hora.