Todos os anos, há mais de uma década, a Organização das Nações Unidas (ONU) publica o relatório da felicidade no Mundo. O de 2023 chegou esta segunda-feira, 20 de março, no qual se assinala o Dia Internacional da Felicidade, instituído pelo mesmo órgão em 2012.
"Cada vez mais pessoas acreditam que o sucesso dos países está ligado à felicidade dos habitantes", escreve a ONU, no site. Este relatório colocou, pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia como o país mais feliz de todos, seguida da Dinamarca e da Islândia. Portugal surge na 56.ª posição (entre 137 países).
Desde 2018 que a Finlândia, no norte da Europa, detém o título. Mas qual é o segredo para a felicidade dos finlandeses? De acordo com a pesquisa que tem sido feita, a explicação reside, em grande parte, na grande conexão que mantêm com a natureza (75% do país é coberto por floresta e os lagos também são muitos).
O compromisso para com a sustentabilidade também tem influenciado esta boa disposição, assim como o bem-estar finlandês, com atividades satisfatórias como ida à saunas. Destaca-se ainda a gastronomia local, que opta or ingredientes naturais e locais.
A Finlândia quer ensinar dez pessoas a serem felizes "à moda finlandesa" e, para tal, abriu um concurso (com inscrições a decorrer até 2 de abril). Quem ganhar terá as deslocações de e para o país pagos, bem como quatro dias de coaching grátis. Esta "Masterclass de Felicidade" ensinará como descobrir a felicidade através da conexão com a natureza.
Esta iniciativa acontece em junho de 2023 na zona de Lakeland. As pessoas de todo o Mundo podem inscrever-se individualmente ou a pares, com um amigo ou parceiro. Se quiser experienciar a felicidade fora deste evento, pode voar para o aeroporto de Joensuu com a Finnair por 530€ ida e volta (com ida a 9 de junho, sexta-feira, e regresso a 14, quarta-feira).