A MAGG foi conhecer Al Hoceima, o novo destino de praia de Marrocos. A uma hora de voo de Lisboa, este pequeno paraíso situado no norte do país africano é ideal para quem procura umas férias repletas de descanso. E temos o hotel perfeito para isso mesmo.
O Radisson Blu Resort Al Hoceima foi inaugurado em 2021 e fica a dez minutos de transfer do aeroporto da cidade (Cherif Al Idrissi). Este hotel de cinco estrelas com mais de 900 metros quadrados dispõe de regime tudo incluído e conta com 432 quartos.
As tipologias dividem-se em categorias como junior suite, superior premium e standard. Existem alguns quartos comunicantes, mas nenhum tem vista mar. A MAGG ficou a dormir num quarto superior, com decoração contemporânea, varanda, polibã, sofá, televisão e ar condicionado.
Quanto às piscinas, existem três exteriores (incluindo para crianças) e uma interior. Esta última está inserida na zona do spa e tem ligação ao exterior, pelo que, ao nadar, consegue experimentar a vertente abrigada, bem como a que fica ao ar livre — com espreguiçadeiras e camas balinesas de apoio.
Esta piscina foi um dos nossos aspetos favoritos de todo o hotel, onde passámos muitas horas. Por estar rodeada de paredes, torna-se desejável mesmo nos dias mais ventosos. Em comparação com a piscina principal (a maior de todas), é um local mais sossegado.
Este hotel tem acesso direto à costa mediterrânea de Marrocos graças à praia Sfiha, que é limpa durante a época alta e que conta com um bar de apoio, espreguiçadeiras e chapéus para quem procura sombra. A areia é escura e a água, apesar de não ser quente, não provoca aquele choque térmico indesejado.
No que toca à gastronomia, o Radisson Blu Resort Al Hoceima possui sete bares e restaurantes. A oferta de temáticos passa por um restaurante de comida típica marroquina e outro de peixe. Foram recentemente renovados e não estão contemplados no regime tudo incluído.
O The Cedar é o restaurante buffet, onde são servidos pequenos-almoços (entre as 7h30 e as 11 horas), almoços (das 13 às 16 horas) e jantares (das 19h30 às 23 horas). Há opções marroquinas (como tajines, borrego e cuscuz), mas também internacionais (dos grelhados à pasta, pizzas, sushi e saladas).
O spa, o The Rosemary, estende-se ao longo de dois mil metros quadrados — e é um dos maiores de Al Hoceima. Além do hamam, tem também saunas, cinco salas de tratamento individuais e uma para duplas. Das massagens às esfoliações e sem esquecer o ioga, não faltam atividades relaxantes e rejuvenescedoras.
Esta unidade hoteleira faz-se valer bastante dos espaços exteriores, proporcionando aos hóspedes comodidades como uma espécie de ginásio ao ar livre, camas de rede, uma mesa de ping pong, um parque infantil, um rooftop, um campo de futebol e três de ténis.
Existe ainda um ginásio grande e bem equipado, que funciona durante 24 horas, uma enfermaria, uma sala de reza e um kids club para crianças entre os 4 e os 12 anos, que podem aproveitar uma piscina, um parque infantil, diversas salas com brinquedos e até uma para ver filmes.
"Este é o único hotel em Al Hoceima que se adequa às necessidades do público português", defende o diretor comercial do operador turístico Egotravel, Daniel Graça. A Egotravel começou a trabalhar este destino em 2022. Caso vá passar férias a Al Hoceima, fica a nossa recomendação de estadia.
Os voos são feitos a partir de Lisboa com a TAP Air Portugal. As idas acontecem ao sábado (entre 8 de junho e 14 de setembro) e os regressos ao domingo (entre 16 de junho e 22 de setembro). Para os voos charter, o operador turístico tem sempre alguém a representá-lo no aeroporto, pelo que terá esse apoio.
Os preços dos pacotes começam nos 730€ (para junho ou setembro). Além das passagens aéreas, este valor inclui uma bagagem de porão até 23 quilos e uma peça de cabine até cinco quilos, taxas de aeroporto, segurança e combustível, transfer de ligação entre o aeroporto e o hotel, seguro de viagem e a estadia neste hotel de cinco estrelas com tudo incluído.
Se estiver interessado e quiser marcar a viagem, deve contactar o seu agente de viagens para ficar a par de todas as informações necessárias e avançar com a reserva.
Porquê ir de férias para Al Hoceima?
Al Hoceima torna-se um destino atrativo pela proximidade a Portugal, ideal principalmente para quem evita viagens longas de avião. Esta cidade costeira tem 25 praias e, como se trata de uma zona "muito pouco explorada" de Marrocos, estão fora de questão as enchentes habituais em destinos já considerados "de massas".
A temperatura média da água entre junho e setembro é de 25/26ºC. Quanto à temperatura do ar, pode atingir cerca de 30ºC. O horário é o mesmo que o de Portugal continental. A língua oficial é árabe, mas também se fala francês, espanhol e inglês. A moeda é o Dirham, sendo que dez Dirhams equivalem a 1€.
Enquanto passa férias em Al Hoceima pode realizar excursões, tais como uma ida ao parque nacional ou uma tour pela cidade. Se preferir, também consegue conhecer outros pontos turísticos de interesse, tais como Nador, Fez ou Chefchaouen, a "pérola azul". É ainda possível realizar atividades como mergulho e passeios de barco.
*A MAGG esteve em Marrocos a convite do operador turístico Egotravel