Fica a mais ou menos 25 quilómetros de Viseu, entre a margem esquerda do Rio Paiva e a margem direita do Rio Vouga, a sul da freguesia de Queiriga. Não é propriamente fácil de encontrar, mas também já não é um bicho de sete cabeças, isto porque cada vez mais gente começa a ir em busca da misteriosa gruta da lagoa azul de Queiriga. Mas de onde vem esta maravilha?
Na primeira metade do século XX, a freguesia de Queiriga manteve uma intensa atividade mineira. A exploração das minas já está desativada há mais de uma década, mas tem atraído aventureiros que se deslocam para contemplar a gruta formada e os tesouros nela escondidos. Os amantes geocaching — uma espécie de jogo de caça ao tesouro — deslocam-se à procura de caixinhas secretas escondidas nestes túneis e foram estes praticantes que deram a conhecer este pequeno paraíso através de imagens partilhadas nas redes sociais.
A freguesia de Queiriga é composta pelas freguesias de Queiriga, Lousadela, Minas de Lagares e Quinta das Valas. Para conhecer este paraíso basta viajar para Viseu e, se estiver de carro, até à gruta são apenas 30 minutos. Se optar por transportes pode comprar o seu bilhete em Viseu na Citiexpress.
O acesso à gruta pode ser perigoso. Existem zonas de potencial resvalamento de terras e uma ausência total de vigilância, por isso, traga calçado apropriado, junte os amigos e venha conhecer tudo o que existe (e já existiu) na gruta.