"Eu achava que já tinha estado em hotéis incríveis. Mas depois cheguei ao W Algarve e percebi que sim, eram incríveis, mas este é outra coisa. Meu. Deus.", escrevia Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce) no Instagram em junho deste ano, quando esteve no hotel para umas "mini férias" com os dois filhos.

Agora, foi a nossa vez de passarmos um fim de semana no W Algarve e de tentarmos perceber o porquê de tanto entusiasmo. Este hotel de cinco estrelas em Albufeira, no Algarve, tem pouco mais de um ano de existência — e as novidades continuam a surgir, como o recém-inaugurado restaurante Vino by Paper Moon, especializado, como o nome indica, neste néctar de uvas.

É possível ir a pé até à praia do Evaristo desde esta unidade hoteleira, com um trilho próprio, mas, se preferir um areal mais espaçoso, pode apanhar um shuttle do hotel para a praia do Castelo. Partem de meia em meia hora e fazem o percurso em 15 minutos, das 9 horas às 18h30.

Dezenas de DJ's de música eletrónica vão atuar no W Algarve durante o verão. Veja a programação
Ver artigo

Se preferir ficar pelo W, a piscina não vai desiludir. Tem uma zona mais indicada para crianças e outra para adultos que preferem o sossego e conta ainda com o apoio do WET Deck, com comida mais leve e cocktails para quem quer passar o dia a nadar e a apanhar sol nas toalhas rosa-choque fornecidas pelo hotel e nas espreguiçadeiras (as mais confortáveis onde já nos deitámos).

Em dias nublados, por exemplo, todos os caminhos vão dar ao jacuzzi ao ar livre, que tem vista para a piscina e para os quartos e que está inserido no AWAY Spa, onde realizámos um tratamento de corpo suave, hidratante e nutritivo com direito a esfoliação e máscara facial. Dura uma hora e custa 105€.

É também na zona do bem-estar que se encontra o FIT gym, o ginásio do hotel, que funciona durante 24 horas por dia. Com apontamentos bem lusitanos a cada canto (como loiças caraterísticas, com as quais damos de caras assim que entramos pelo hotel), o W é bastante moderno (e cheiroso).

Os hóspedes podem ficar num dos 134 quartos, suites e residências, que têm portas coloridas e varandas bem espaçosas com vista para o mar. O nosso até um sofá tinha, além de uma mesa e cadeiras. No interior, mais um sofá, um cadeirão e uma cama pela qual trocávamos a nossa sem hesitar.

É raro uma cama de hotel não impressionar, seja pelo conforto proporcionado pelo colchão ou até mesmo pelos lençóis que estão tão bem encaixados que nos aconchegam facilmente. Mas a cama onde dormimos no W levou o sono a outro patamar, também com a ajuda das almofadas.

Não somos adeptos de almofadas altas, volumosas e mais duras (as típicas de hotel). Íamos preparados para isso mesmo, mas fomos agradavelmente surpreendidos com uma almofada que, após a primeira noite, não tinha outra alternativa senão vir para casa connosco — algo que não estava previsto, mas que se tornou possível com a ajuda de Victor Roos.

O assistente de gerente do restaurante Market Kitchen acabou por nos ajudar a adquirir a almofada, movendo mundos e fundos e dedicando-se a um assunto fora do seu âmbito. Este seria apenas um dos exemplos de como o W Algarve se destaca também pelas pessoas que fazem da unidade aquilo que é.

É neste restaurante que são servidos os pequenos-almoços das 7 às 11 horas. Incluem uma estação onde são feitos ovos na hora, seja omeletes ou mexidos, há açaí, capuccinos com corações fofos, donuts em miniatura com diversos sabores, muffins e muito mais opções.

Também aqui são servidos almoços de cozinha mediterrânea, com opções como a cataplana de marisco do Algarve (32€), que dá para duas pessoas, e o bolo de chocolate morno com gelado de baunilha, uma das melhores sobremesas que já comemos.

O Vino by Paper Moon é a mais recente novidade do hotel (que está a planear abrir mais restaurantes em breve). Dedicado aos vinhos, abriu há um mês e conta ter cerca de 1.300 referências ali disponíveis para prova, quer por parte de hóspedes, quer por visitantes que não fiquem a dormir no W.

Serve jantares de quinta-feira a segunda-feira das 18 às 23 horas num ambiente luxuoso e exclusivo, a encarar o mar e com luzes reduzidas. Este espaço com comida de conforto tem cerca de 30 lugares sentados e fica maioritariamente a cargo de Miguel Martins, o curador de vinhos do hotel, que nos deu uma aula sempre com um brilho no olhar.

A nossa estadia no W Algarve poderia estar condenada a partir do momento em que, em pleno agosto, apanhámos chuva no Algarve. No primeiro dia, o sol apenas espreitou por volta das 18 horas. Mas o quarto era acolhedor e a atmosfera do hotel tão agradável que saímos do W com vontade de voltar, faça chuva ou faça sol.

A estadia para duas noites de 1 a 3 de setembro, para dois adultos, num quarto com cama king-size e varanda ficaria por 443€ por dia, o que perfaz um total de 887€ (e que já inclui pequeno-almoço), de acordo com a simulação de preços que efetuámos no site do hotel.