Aos rodopios, aos saltos, com um look sexy ou um visual descontraído? A escolha é sua. Até porque a forma como expressa o que lhe vai na alma é o único detalhe com que terá de se preocupar. É que o Dia Mundial da Dança assinala-se já esta sexta-feira (29), mas a festa dura até domingo (1) e o que não faltam são eventos especiais para celebrar a festividade. Com todos os estilos à mistura, claro, e sem que tenha de gastar um único cêntimo.
E, não, não interessa se é um verdadeiro pé de chumbo, se ouve um estalar de costas malandro sempre que se curva ou se acha que não tem grande energia para a coisa. Agarre-se ao facto de esta sexta-feira se celebrar o Dia Mundial da Dança e solte o bailarino que há em si.
Para que não faltem opções (gratuitas) para o fazer, reunimos 5 eventos perfeitos para mexer o corpo e sacudir as todas as más energias. No caso, com autocarros à mistura, sunsets no Okah, em Lisboa, e até um festival organizado por Vítor Fonseca, mais conhecido por Cifrão, algures em Benfica.
Espreite a nossa lista e anote os melhores sítios para celebrar as festividades enquanto mexe o corpo de norte a sul do País, já esta sexta-feira ou durante todo o fim de semana.
Jazzy Dance Studios. Aulas grátis e um sunset com DJ's em Lisboa
Com academias tanto em Lisboa como no Porto, a Jazzy Dance Studios não fechou os olhos às festividades e começou a celebrar a Dança já a partir da passada segunda-feira, 26 de abril. Por isso, ao longo de toda esta semana e até ao próximo sábado (30), qualquer pessoa pode experimentar aulas desta escola de dança, independentemente do estilo em causa, de forma totalmente gratuita.
Leu bem. Esta sexta-feira (29) e sábado (30) não precisa de pagar um único cêntimo para trabalhar os seus passos de dança com os professores da Jazzy Dance Studios. Basta enviar um email para geral@jazzy.pt e indicar qual a aula (em termos de horário e de estilo) em que quer participar.
E está feito. Posto isto, é só deslocar-se ao espaço físico, previamente escolhido por si para o efeito, e deixar-se levar ao som das indicações de quem percebe do assunto.
Ainda assim, se não quiser participar em aulas de dança, mas fizer questão de mexer o corpo ao som de boa música tem duas opções. Primeiro, pode estar atento às redes sociais da Jazzy Dance Studios esta sexta-feira (29), já que a academia vai ter um autocarro especial, repleto de bailarinos, a circular pela capital do País e a interagir com quem estiver algures entre o roteiro (surpresa) estipulado.
Depois, assim ao final do dia, pode ainda dirigir-se ao rooftop do Okah, em Lisboa, onde vai poder desfrutar de um sunset com vista para o Tejo e para a ponte 25 de Abril, e, quem sabe, por lá ficar madrugada dentro, com DJ Fellaz e DJ Enigma a tratar da banda sonora, das 23h às 5h.
Está pronto para dançar ao som do novo single de Blaya no UBBO?
Achava que a festa da Jazzy Dance Studios se limitava às escolas de dança espalhas pelo País? Engana-se. É que este sábado a festa faz-se no UBBO, o centro comercial outrora conhecido por Dolce Vita, em Lisboa, e conta com a presença da cantora e bailarina Blaya.
É que o UBBO e a JAZZY Dance Studios uniram esforços e organizaram um workshop totalmente grauito na Praça Central do centro comercial.
De acordo com a organização, a bailarina e cantora Blaya promete ensinar a todos os participantes a coreografia do seu novo single, "Vou roubar o seu colchão", que junta os estilos afro-house e funk brasileiro. Serão duas aulas ao ar livre, às 17h00 e às 18h30, e as inscrições já estão abertas. Formulário de inscrição aqui .
É fã do Cifrão?
Apaixonado pela dança desde o tempo em que era conhecido por Zé Milho, o artista que integrava a banda D'ZRT na série "Morangos com Açúcar", Cifrão agarra qualquer pretexto para pôr Portugal a dançar. E este ano não será exceção.
O artista tende a celebrar a data em grande e, este ano, traz-nos o festival Junta-te à Dança. Um evento que arranca já esta sexta-feira (29) e que se prolonga até ao próximo domingo, 1 de maio.
Nos planos da festa, que se assume como uma "mostra coreográfica", estão os espetáculos "Terra Mãe" (29), "Pedra e Cal" (30) e, ainda, "Nova Geração" (1 de maio). No entanto, escusado será dizer que há espaço para quem qualquer um possa virar um verdadeiro bailarino.
Falamos de um programa que conta com vários workshops este sábado, a partir das 10h. Das danças orientais (10h45) apresentadas pela Nova Academia de Lisboa à dança criativa para pais e filhos (12h15), que será orientada pelo Clube Andaluz, a escolha é sua.
O evento, que acontece de sexta-feira (29) a domingo (1), tem na Arcade Center, uma escola localizada nos jardins do Palácio Baldaya, fundada pelo bailarino e ex-membro dos D'ZRT.
Malta do Porto, há aulas gratuitas de zumba à vossa espera
E como não é só na capital do País que se faz a festa, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) vai assinalar o Dia Mundial da Dança (29) com duas sessões de zumba totalmente gratuitas e abertas a toda a população.
O objetivo? "Contribuir para o aumento da prática desportiva e melhoria da qualidade de vida de toda a população", explica Miguel Monteiro, coordenador do Programa UPFit, o programa de fitness da U.Porto, em declarações presentes no site oficial da universidade.
Está com vontade de arriscar no campo da zumba? Ótimo. Para isso, primeiro, tire a roupa de desporto do armário e sacuda o pó dos sapatos mais confortáveis que tiver aí por casa. Depois, anote o horários destas aulas gratuitas.
As duas sessões vão ter lugar às 13h00 no CDUP-Boa Hora e às 19h30 na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP). De que está à espera? As inscrições já estão abertas. Basta visitar o site e seguir à risca a mensagem que se destaca assim que abre a página. Afinal, "a dançar é que a gente se entende".
Vai um pezinho de dança em Armação de Pêra?
Não mora no norte nem no centro? Não se preocupe, porque as festividades também vão chegar ao Algarve. A Armação de Pêra mais precisamente. Isto porque a Associação de Dança STAM decidiu voltar a celebrar o Dia Mundial da Dança, desta vez, um dia mais tarde, a 30 de abril, com um evento que "promete muita animação, arte e cultura", avança o "Terra Ruiva", jornal do concelho de Silves.
Para começar com calma, entre as 11h e as 13h, os professores convidados, Carla Cruz, Tatiana Teixeira e Nuno Pereira, prontificam-se a resposta a todas as dúvidas sobre o mundo da dança. As conversas vão decorrer na Sala Polivalente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
De acordo com a mesma publicação, para reservar o seu lugar, basta fazer a sua inscrição através do email da associação (stam.legacy@gmail.com). Mas corra: o acesso é limitado a 70 pessoas.
No entanto, temos boas notícias até para quem não pode estar presente. É que as conversas vão ser transmitidas online, através do Instagram da Associação de Dança STAM.
Mas, calma, não se de conversas se faz a festa. Pode ainda contar com aulas e workshops exclusivos entre as 15h e as 18h20.