
O cão farejador italiano, Bruno, de 7 anos, perdeu a vida depois de alguém atirar deliberadamente para a sua casota salsichas com pregos. O caso aconteceu no centro de treinos em Taranto, Puglia, e o seu treinador Arcangelo Caressa fala sobre um crime de vingança.
Em entrevista ao jornal italiano "Corriere della Sera”, Arcangelo Caressa afirmou: “Não foi um ato isolado. Eles querem que eu me afaste, mas não vou fazê-lo. É um ataque cobarde, movido por dinheiro e vingança”.
“Faço inimigos todos os dias. Isto pode ser uma pista”. O treinador acrescentou que o ataque poderá estar ligado ao trabalho de Bruno na ajuda do desmantelamento de lutas ilegais de cães, referindo que já tinha recebido ameaças de morte.
“Hoje eu morri contigo”, escreveu Arcangelo Caressa numa publicação do Facebook. “Lutaste durante toda a tua vida para ajudar o ser humano, e o ser humano fez-te isto”, concluiu.
Bruno tornou-se uma figura marcante ao ajudar a salvar a vida de 9 pessoas e ao colaborar em diversas operações de busca, incluindo de pessoas que sofrem da doença de Alzheimer.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, escreveu na rede social X que se trata de "uma notícia de partir o coração. Um ato cobarde e inaceitável".