Organizada pela The North Canterbury Hunting Competition, uma competição que consiste em matar gatos selvagens criou, no passado sábado, a categoria júnior, para crianças até aos 14 anos. Deveriam matar os animais a troco de um prémio de 250 dólares neozelandeses (cerca de 140€), assim como explica o "Correio da Manhã".
O objetivo deste evento seria fazer com que as crianças matassem gatos selvagens para proteger outras espécies, como pássaros. O concurso recebeu tantas críticas negativas por parte do público e dos ativistas dos direitos dos animais que acabou por ser cancelado na vertente para crianças.
Tratar-se-ia, ainda, de uma angariação de fundos para a escola de Rotherham, na Nova Zelândia, com o objetivo de "proteger pássaros nativos e outras espécies vulneráveis" dos ataques dos felinos selvagens. Fá-lo-iam com armas de fogo ou através de outros meios, de acordo com a CNN.
"Estamos desapontados e pedimos desculpas àqueles que ficaram entusiasmados em participar em algo que visa proteger os pássaros nativos e outras espécies vulneráveis", escreve a organização num comunicado publicado no Facebook na quarta-feira, 19 de abril.
Estes gatos selvagens matam pássaros, sapos, répteis e outros animais, fazendo com que as autoridades organizem abates regulares. Esta organização também promove a caça a porcos e a veados. A caça aos gatos também continuará, só que sem a categoria para crianças.