Os gatos reagem quando o nome de outros felinos é chamado, assim como conseguem associar esse nome à respetiva cara do animal, nomeadamente quando se trata de gatos com quem convivem diariamente. Mas não só. Estes animais são também capazes de relacionar o nome de um humano com a respetiva pessoa.
Estes são os resultados de uma investigação liderada por Juan Enrique Romero, um médico veterinário e professor universitário na Argentina, que pretendia avaliar a reação dos gatos quando eram ditas palavras especificas por humanos.
De acordo com a investigação, citada pela Infobae, foram mostradas imagens de outros felinos com que os gatos domésticos costumam relacionar-se. Contudo, os nomes que eram mencionados não correspondiam a essas imagens, o que acabou por deixar estes animais confusos e baralhados.
As conclusões deste estudo podem assim significar que os gatos são animais bastante observadores e inteligentes, que conseguem aprender nomes e a distinguir certos gestos e sinais feitos por humanos.
As interações que são feitas entre os seus donos ou com outros animais, num ambiente doméstico, são muito observadas pelos gatos. Por essa razão, estes felinos conseguem mais rapidamente reconhecer o nome associado a um outro felino, assim como a um membro da sua família humana.