Um dos médicos veterinários mais populares dos Estados Unidos, Matt McGlasson, que conta com mais de 240 mil seguidores no Instagram, lançou um alerta para o perigo de morte que representa um objeto muito simples que muita gente transporta para todo o lado dentro de malas ou mochilas: as pastilhas elásticas que são anunciadas como não tendo açúcar. Num vídeo partilhado na sua conta de TikTok, o veterinário revelou que as pastilhas sem açúcar contêm xilitol, uma substância que pode ser fatal para os animais. E para isso bastará que ele engula apenas uma pastilha. Entre as marcas mais comuns que têm pastilhas com xinitol estão a Trident, a Extra e os populares Mentos, que são uma mistura de pastilhas com rebuçados.
"Mantenha seguros os seus bebés de pelo. Nada de pastilhas elásticas para cachorros", alerta o médico no vídeo, reforçando na legenda que a pastilha elástica é "muito perigosa" para os cães.
O xilitol é uma substância muito utilizada como substituto do açúcar, e embora seja seguro para as pessoas é tóxico para os cães e pode mesmo ser fatal em muitas situações. O que normalmente acontece quando um animal ingere esta substância é que existe uma anormal libertação de insulina, em quantidades que acabam por intoxicar o animal, revela o VCA Animal Hospital, citado pelo "Daily Mail". "Esta libertação faz com que a pressão sanguínea do cão diminua para níveis insuportáveis, o que irá causar uma insuficiência hepática ao fim de um período que pode ir dos 10 aos 60 minutos".
Terá de ter muita atenção aos sintomas apresentados pelo seu cão, caso suspeite que ele possa ter engolido ou roído uma pastilha destas. Normalmente, os sinais são o aparecimento de vómitos, fraqueza, falta de coordenação ou dificuldade em andar ou ficar de pé, tremores, convulsões e coma.