O novo ano Astrológico inicia um novo ciclo, novas possibilidades e um novo nascimento das profundezas do Cosmos. Toda a natureza e, também, o universo expressam-se em ciclos de nascimento, desenvolvimento, morte e renascimento. Na terra, temos o ciclo anual das estações.
O Zodíaco é uma representação simbólica da universalidade deste processo cíclico, criada pelos homens através da sua necessidade de projetar aquilo que se percebe interiormente.
Todo o processo de evolução da natureza e do homem é suportado por este sistema simbólico, o zodíaco. Podemos imaginá-lo como uma infinita escada espiralada, onde cada degrau corresponde a um signo. Os doze signos representam o inteiro, o todo, e todos nós temos esse inteiro dentro de nós.
Com a entrada no signo de Carneiro, dá-se o início do Equinócio da Primavera, onde a noite e o dia são iguais. As pessoas do signo de Carneiro têm muita confiança nelas próprias. Com uma mente rápida e aguçada, são providas de um talento especial para os debates, sempre com a reposta pronta na ponta da língua.
O signo Carneiro tem como regente o planeta Marte, o que lhe confere o espírito competitivo, ambicioso e o gosto de colocar os seus pensamentos em ação. Faz parte da sua natureza ser aventureiro e guerreiro, sempre com o ímpeto de descobrir novos caminhos e novos projetos.
O primeiro signo de fogo e modo de ação cardinal atribui ao Carneiro o lado pioneiro, ágil, dinâmico com o sentido na ação. É o primeiro signo da mandala e também gosta de ser o primeiro em tudo. Perder esse lugar de destaque pode levá-lo à frustração e impaciência. Por ser muito corajoso e com uma forte autoconfiança, é levado a assumir o papel de líder.
As palavras-chave do Carneiro são a autonomia e independência. Muito autêntico, espontâneo e focado, quando coloca algo na cabeça leva a sua ideia até ao fim. Independente, não gosta de depender de ninguém, nem de pedir ajuda, opta sempre em agir por iniciativa própria.
As suas principais características são a individualidade e ação. Qualidades: a coragem e sinceridade. Defeitos: impulsividade e franqueza excessivas.
Não é fácil para o signo de Carneiro falar de emoções. No entanto, são apaixonados pela vida e pelo que podem fazer com ela. Com muita vitalidade, têm tendência para ficar com dores de cabeça e problemas na vista e no nariz. Por serem muito ativos, podem ter propensão à hipertensão e ao stress.
É fundamental mantermos a fé e a esperança no futuro
Entramos no novo ano astrológico e estamos com uma Conjunção de Sol e Vénus a fazer um sextil a Marte. O ano de 2020 foi um ano inesperado e imprevisível, tão imprevisível que apelou à nossa maior resiliência. O alinhamento dos planetas Júpiter, Saturno e Plutão e com alternância dos planetas pessoais teve impacto nas nossas estruturas físicas, psicológicas e emocionais, tanto a nível coletivo, como a nível pessoal. Todos nós fomos diretamente afetados por esta crise pandémica e a sua repercussão vai continuar a ser sentida no novo ano.
No início de todos os anos, temos a possibilidade de olhar novamente a vida com esperança. Neste sentido, é fundamental mantermos a fé e a esperança no futuro e na possibilidade de transformarmos as coisas de forma diferente e continuarmos a fazer o nosso melhor para a evolução da condição humana.
O planeta Vénus é o regente do novo ano astrológico. A Vénus, como fator psíquico arquetípico, representará no ser humano a necessidade de estabelecer relações baseadas na dependência mútua através da cooperação, partilha e na harmonia ou equilíbrio entre duas ou mais pessoas. Todas as relações humanas, amizades, sociedades, casamentos são criadas a partir desta necessidade arquetípica representada por Vénus.
Vénus representa a capacidade humana de procurar o que tem valor e o que tem qualidade, discriminar através do sentido o que vale do que não vale, o que é bom do que não é bom. Em Vénus surgem os primeiros valores, sejam valores sociais (como regente de Balança) ou materiais (como regente de Touro). A noção de amor, expressão afetiva, harmonia, cooperação, paz, humanismo, justiça, sentido estético e também de segurança, riqueza, dinheiro, prosperidade, é atribuída a Vénus. Vénus é o arquétipo do sentimento de amor e de todas as projeções que o acompanham.
Que saibamos viver as nossas vidas e escolhas com a essência deste planeta pacificador. O que podemos esperar? O que aprendemos com a história? O que vamos aprender neste momento de crise mundial?
A Primavera chega e com ela chega também a esperança de vida nova e novas oportunidades de consciência e cocriação. Vamos unidos saber como podemos fazer a diferença neste momento tão desafiante que todos vivemos!
Partilhar para caminharmos juntos!
Próximos eventos:
Curso online de Astrologia Psicológica Transpessoal, dia 6 de abril:
https://sandramcosta.pt/cursos/online/
Curso avançado de Astrologia Psicológica Transpessoal, dia 8 de abril:
https://sandramcosta.pt/cursos/curso-avancado-astrologia/