Marte, Mercúrio, Neptuno e Urano. São estes os planetas que vão iniciar o seu movimento retrógrado durante o mês de dezembro, que se inicia esta quinta-feira, 1. Já sabemos o que isso significa: a astrologia constituir-se-á como uma desculpa para tudo o que nos acontecer neste mês – e "a culpa não é minha, é dos astros" é uma frase que, certamente, não conseguirá não dizer.
Mas o que significa isto? Bem, é mais fácil do que parece. Quando um planeta fica retrógrado, temos a sensação de que, vendo da perspetiva que a Terra nos oferece, este movimenta-se ao contrário. E, nessas alturas, acredita-se que o movimento (aparentemente) inverso dos astros deixa a vida de todos do avesso.
Assim, como acontece (quase) sempre que um planeta fica retrógrado, vamos enfrentar tempos tumultuosos, em que "pessoas, eventos e situações não resolvidas" do passado estão de volta para nos assombrar. E quem o diz é a voz da razão (ou um astrólogo, vá), Kyle Thomas, que, em declarações ao "Daily Mail", explicou tudo o que está escrito nas estrelas.
Marte
Segundo Kyle Thomas, o facto de este planeta ficar retrógrado vai fazer-nos sentir "exaustos, esgotados, frustrados, excessivamente desencadeados, zangados e derrotados" – ou seja, nada que nós, de livre e espontânea vontade, pudéssemos querer sentir no nosso quotidiano.
Além disso, prepare-se, porque poderá sentir a alguma agressividade a borbulhar dentro si (não fosse este o planeta da guerra). "As pessoas poderão mostrar-se extremamente agressivas" e "prontas para entrar em todas as batalhas num piscar de olhos", afirma, citado pelo diário britânico.
Contudo, esta raiva também pode ser projetada noutros âmbitos da sua vida – nomeadamente no campo da sexualidade. Por isso, o especialista enfatiza que também poderá liderar com desejos sexuais mais intensos.
Mercúrio
Este dispensa apresentações. Por ser o astro com o qual as pessoas mais se preocupam, já sabemos que é este que rege tudo o que diga respeito à comunicação – seja oral ou escrita. E é exatamente nesse âmbito que as suas relações vão ser afetadas, segundo o astrólogo.
"É crucial não assinar papéis, fazer acordos ou iniciar novos relacionamentos (nos negócios ou no amor)", alerta. Mas isto tem uma razão. "Se fizermos isso, quando Mercúrio regressar à órbita normal, ficará claro que, qualquer que seja o fundamento sobre o qual esse acordo foi feito, não era o que nós (ou a outra pessoa) pensávamos que era", esclarece.
Neptuno
Diz o eco popular que Neptuno rege o mistério, a espiritualidade e a transcendência. É exatamente por isso que o astrólogo acredita que, assim que o planeta entrar em retrógrado, "os sonhos tornar-se-ão mais intensos".
Ainda assim, admitiu que, durante esta altura, poderá surgir "uma vibração mais escura surja dentro das pessoas", alertando para os cenários de manipulação e engano que possam atravessar-se no caminho. Mas, atenção, porque nem tudo é mau. Isto porque "essa energia poderosa pode ser canalizada de forma positiva, trazendo uma maior união do amor verdadeiro com uma alma gémea ou motivar uma obra-prima brilhante, que inspira o mundo".
Urano
Transformação, mudanças radicais e liberdade – são estas as características pelas quais Urano é responsável e sobre as quais costuma ter influência. Por isso, certamente não ficará surpreendido se lhe dissermos que, de acordo com Kyle Thomas, "choques e surpresas estão prestes a acontecer".
O astrólogo ainda acrescentou que, embora isto possa "fazer com que as coisas pareçam caóticas", até pode ser bom. É que todas estas mudanças vão "forçar-nos a seguir em frente". Além disso, “Urano impulsiona a humanidade em direção ao bem maior e a encontrar novas maneiras de crescer e resolver os problemas do coletivo”, esclarece, citado pela publicação britânica.