O último eclipse solar é muito especial, pois é um eclipse solar anular, no qual a lua está alinhada entre a Terra e o sol de tal forma que o disco lunar cobre exatamente o centro do disco solar, deixando um fino "anel de fogo" à volta da lua. Mas não vai ser visível em todo o planeta.
O eclipse solar acontecerá este sábado, 14 de outubro, quando passarem 56 segundos das 18h54, em Lisboa. Este fenómeno extraordinário só será vislumbrado nos Estados Unidos da América, do Oregon ao Texas, passando depois pela Península de Yucatán, no México.
Este fenómeno também passará por partes da América Central, Colômbia e Brasil na América do Sul, e parte dos oceanos Pacífico e Atlântico. Será visível ainda do Alasca até ao centro da Argentina, mas apenas como um eclipse solar parcial. Em tempos, estava em causa algo tenebroso.
Hoje, com toda a informação, sabemos que "dentro da nossa psique, podemos expandir o nosso potencial, podemos direcionar as nossas energias sabendo que somos livres para a escolha do nosso próprio caminho, a verdade está dentro e fora", assim como defendia o astrólogo francês Dane Rudhyar.
Também vem aí a lua nova em Balança, que surge no 21.º grau e 07 na sétima casa. A lua nova, encontro da lua e do sol no mesmo signo, simboliza novos inícios. A lua em Balança encaminha a nossa alma para a busca do equilíbrio, harmonia e beleza nos nossos relacionamentos e em tudo o que nos rodeia.
Por outro lado, há a possibilidade de sermos confrontados com o lado sombrio dos relacionamentos, com aquilo que não nos faz feliz. A lua nova em Balança representa uma necessidade de harmonia e paz. O sol em Balança sugere respeitar o outro e aceitar as suas diferenças, que é uma lei absoluta, por isso faz desse lema um princípio para a sua conduta.
Nesse sentido, demonstra uma grande experiência social e uma considerável capacidade de aproximar pessoas. Sabe como ninguém unir interesses e buscar consensos. De extrema elegância e charme, domina a arte da comunicação e sabe como cativar as pessoas. O contexto social, a vida a dois, partilhar e relacionarem-se é o que torna a vida mais tranquila e significativa.
A lua na sétima casa reflete a necessidade instintiva de partilhar os seus sentimentos e emoções assumindo um compromisso profundo. Quanto ao sol na sétima casa, significa que o tema central do desenvolvimento do ser é o encontro com o outro e o envolvimento numa relação a dois.
Existe a ideia da relação a dois, solidariedade na ação ou mesmo um relacionamento que funciona como um espelho. Neste eclipse e lua nova, a lua e o sol estão conjuntos a Mercúrio, Nodo Sul e a Marte, e fazem um aspeto harmonioso a Saturno em movimento retrógrado, bem como um aspeto desafiante com Plutão e Quíron em movimento retrógrado.
Todos estes aspetos caracterizam-se por assumirmos responsabilidade e darmos forma aos nossos propósitos e necessidades, tudo aquilo que partilhamos com o mundo exterior, principalmente mudarmos e transformarmos as nossas perspectivas, da forma como comunicamos as nossas necessidades e vontades ao mundo.
Se olhamos de maneira ingénua, ou se somos conscientes de que cada escolha e cada partilha de informação implica uma ação social. Por sua vez, Vénus, regente de Balança, está no signo de Virgem a fazer oposição a Saturno, que apela ao cuidado com a saúde e alimentação, bem como ao excesso de trabalho, no entanto está a fazer aspetos harmoniosos com Júpiter e Marte, pelo que, se formos humildes, amorosos e praticarmos o self care, atingiremos o equilíbrio para uma vida plena.
É de relevância ver no nosso mapa astrológico pessoal a área de vida (casa), onde vai ocorrer a lua nova, visto que será essa a área de vida onde colocamos as novas sementes. As intenções desta lua nova têm a capacidade de criarmos, em harmonia, as nossas relações, com a possibilidade de sermos amorosos, bondosos e justos.
Que saibamos olhar o que acontece na nossa vida como uma aprendizagem e oportunidade de encontrar o equilíbrio neste novo ciclo. Um extraordinário novo ciclo a todos. Partilhar e crescer juntos no amor, paz e liberdade!
Caso queira ter uma avaliação mais aprofundada, orientada e específica para cada indivíduo, visto que cada ser humano é uma identidade única e irrepetível, pode fazer a marcação de uma consulta online.