Coloque já um lembrete no telemóvel para não deixar passar o fenómeno inédito que acontece esta terça-feira, 6 de outubro: às 15h18 Marte atinge a maior aproximação à Terra do que é habitual, mas não precisa de prolongar a hora de almoço, porque este acontecimento só vai ser percetível a olho nu à noite.

De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa, a esta hora o Planeta Vermelho estará abaixo do horizonte, uma vez que Marte nasce às 19h43 e põe-se de manhã no dia 7 às 08h24. No entanto, nada está perdido, porque à noite o Planeta ganha uma luz especial avermelhada, tal como indica o nome pelo qual é conhecido.

De "Californication" à nova série com Nicole Kidman e Hugh Grant, 14 novidades a caminho da HBO
De "Californication" à nova série com Nicole Kidman e Hugh Grant, 14 novidades a caminho da HBO
Ver artigo

E o melhor é não perder a ocasião, uma vez que este fenómeno só volta a acontecer daqui a 15 anos, mais precisamente em 2035. Apesar de o ponto máximo de aproximação — menos de 62,1 milhões de quilómetros da Terra em comparação aos 401 milhões de quilómetros já registados entre os dois planetas — acontecer pelas 15h18, durante todo o mês de outubro o Planeta Vermelho vai ser o terceiro objeto mais brilhante do céu à noite.

Por isso, anote outra data na agenda: 13 de outubro. É neste dia que conseguirá observar Marte em pleno, uma vez que o Planeta Vermelho, além de mais próximo da Terra, estará do lado oposto do sol, tornando-se ainda mais brilhante.