
O fenómeno, conhecido como "Lua de Sangue", ocorre quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, dando ao satélite natural um tom avermelhado. Aquele que é um dos mais impressionantes fenómenos que o cosmos tem para oferecer vai ser visível em todo o território nacional.
Caso não queira perdê-lo, prepare-se para madrugar na sexta-feira, 14 de março, já que o eclipse terá início às 5h10 da manhã e atingirá o seu auge às 6h58, momento em que a Lua estará completamente imersa na sombra da Terra.
A luz solar direta será bloqueada pela Terra, fazendo com que a Lua seja iluminada apenas pela luz refratada pela atmosfera terrestre. Para observar este espetáculo celeste não necessitará de qualquer equipamento especial, já que será possível apreciá-lo a olho nu.
Contudo, para uma experiência mais detalhada, o uso de binóculos ou telescópios é recomendado. Este é o primeiro de dois eclipses totais da Lua previstos para 2025. O segundo ocorrerá a 7 de setembro, sendo totalmente visível no Algarve e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto, assim como refere o "Correio da Manhã".
Além dos eclipses lunares, este ano reserva-nos também dois eclipses solares parciais. O primeiro está agendado para 29 de março e será visível em Portugal, enquanto o segundo, a 21 de setembro, não poderá ser observado em território nacional.