“Amar é ultrapassarmo-nos.”, Oscar Wilde

Começo este artigo com a frase de Oscar Wilde para descrever a energia deste eclipse e Super-Lua Cheia em Peixes. Peixes é um signo regido pelo planeta Neptuno que é um planeta transpessoal, que transcende o nosso lado pessoal, a nossa necessidade de seguirmos as nossas vontades, o que queremos, em olhar e ver o outro, sermos compassivos com os outros, ter capacidade de colocar a nossa energia, o nosso amor em prol do outro, isso é a energia de Peixes, somos todos UM, somos todos parte integrante do universo sempre em movimento e evolução.

A maior força, o maior poder do universo é o amor, é isso que este signo partilha com o seu amor incondicional, com a sua capacidade de se doar perante o outro, não como fragilidade, não como vulnerabilidade, não no sentido de não termos amor próprio, mas com movimento de nos doarmos e olhar tudo o que nos rodeia, seja a humanidade, a
natureza.

Escrevo isto com muita compaixão no coração por tudo aquilo que está a acontecer em Portugal, mas também no mundo, estes fogos, este inferno, as cheias, estas guerras, desigualdades, injustiças, crueldade. Este Eclipse e Super-Lua evidencia que a dor dos outros também nos afeta e não estamos anestesiados, estamos a sentir tudo com tristeza, dor, por vezes impotência, mas também a enviar as nossas intenções de fé, resiliência, solidariedade, compaixão, luz e muito amor.

Os planetas voltaram a alinhar-se na dança cósmica entre a luz - a consciência solar -, e a sombra - o inconsciente e as emoções/sentimentos lunares. Por milhares de anos, a humanidade observa tal movimento e as suas precursões em termos pessoais e coletivos. Eclipses lunares acontecem quando a Lua passa pela sombra da Terra. Como isto acontece somente quando a Lua está no ponto mais distante da Terra, a partir do Sol, eclipses lunares só podem acontecer quando é Lua cheia.

Na Super-Lua Cheia, a proximidade com a Terra é maior e o seu brilho também. O seu principal significado diz respeito aos assuntos terrenos e processos tanto psicológicos, emocionais, mentais e físicos. Durante este eclipse, as emoções e sentimentos estão ao rubro, podendo provocar sensações de nostalgia, insegurança e medos que estavam encobertos. Questões familiares, bem como sentimento de pertença são ativados para serem vistos e resolvidos.

A Lua Cheia em Peixes é muito sensível, intuitiva, profunda, sonhadora, imaginativa e com imensa compaixão. Na Lua Cheia de Peixes, o ser humanitário que somos é iluminado. Uma forte capacidade em transcender as experiências. Por outro lado, há a possibilidade de sermos confrontados com a vontade de escolher o impulso de autonomia e criatividade individual.

A sensibilidade herdada de Neptuno faz com que o interesse pelos mistérios da vida e da metafísica seja mais evidente nestes dias. Momento também propício para saber intuitivamente a resposta para os problemas, pois a inspiração poderá brotar de fontes profundas. Uma surpreendente capacidade criativa, especialmente a nível espiritual. Momento de transcender as experiências quotidianas.

A Lua a 25º em Peixes na 8ª casa necessidade de entender o ciclo da vida, intimidade e compromisso profundo com o outro Versus Sol a 25º em Virgem na 2ª casa a autovalorização em todos os aspetos do ser na vida. Este eclipse e Lua cheia acontece astrologicamente no eixo de Peixes e Virgem, ambos signos mutáveis, o que ajudará a sermos mais flexíveis e a refletirmos a forma como estamos a sentir os nossos valores mais elevados, como projetamos o nosso futuro através do nosso coração e se de forma compassiva e amorosa ou perfecionista, mesquinha e crítica?

A Lua em Peixes vai estar a fazer conjunção ao planeta Neptuno que transcende as nossas necessidades em consciencialização muito altruísta e também de autocompaixão e amor universal. O mergulho profundo no inconsciente coletivo para iluminar as necessidades transpessoais. O Sol no signo de Virgem está a fazer um grande trígono em signos de terra, com o planeta Úrano (liberdade, fraternidade e igualdade) e com o planeta Plutão (transformação, transcendência, transmutação), promovendo a nossa capacidade de sermos originais, criativos, visionários, ter a força e coragem para fazer as mudanças essenciais no mundo.

Ainda se lembra o que semeou em 10 de março de 2024 na Lua Nova em Peixes? Pois são essas sementes e intenções que vão colher e ser iluminadas neste Eclipse e Super-Lua Cheia em Peixes.

Olhar para dentro e tomar noção de como sentimos, pensamos e agimos, se está em sintonia com a essência amorosa que somos. Continuar a caminhar com esperança e amor. Partilhar e crescer juntos no Amor, Paz e Liberdade!

Para uma avaliação mais aprofundada e específica do seu mapa astrológico, aconselha-se a marcação de uma consulta online: https://sandramcosta.pt/consultas/consultas-de-astrologia/