
Vem aí um espetáculo raro. A 7 de setembro, vai haver um eclipse lunar total que vai transformar a lua numa impressionante Lua de Sangue. Em Portugal, a melhor vista está reservada para quem estiver no Algarve ou em zonas do interior, mas também será possível observar o fenómeno, ainda que parcialmente, a partir de Lisboa, Porto e Madeira. Isto é, se São Pedro o permitir, claro.
O eclipse será longo, com cerca de 82 minutos de duração na fase total, e o ponto alto está previsto para acontecer entre as 18h30 e as 19h52 (hora de Lisboa). Durante este período, a lua vai assumir uma tonalidade avermelhada intensa, um efeito causado pela forma como a luz do sol atravessa a atmosfera terrestre antes de chegar ao satélite.
A lua, diz a a plataforma especializada Star Walk, já vai nascer parcialmente eclipsada, o que significa que apenas algumas regiões a leste conseguirão ver toda a fase de totalidade. Em Bragança, por exemplo, a lua tingida de vermelho será visível durante apenas quatro minutos antes de começar a mudar de tom.
O eclipse penumbral, quando a superfície da lua começa a escurecer de forma subtil, arranca às 16h28. Cerca de uma hora depois, às 17h27, a fase parcial tem início e a lua começa a ganhar a aparência de ter uma “dentada”. O eclipse total, aquele que pinta o satélite de vermelho, começa às 18h30 e atinge o seu auge às 19h11. A partir das 19h52, o vermelho começa a desaparecer e dá lugar a uma sombra escura, até que a fase parcial termina às 20h56. O fenómeno completo chega ao fim às 21h55.
Este eclipse poderá ser visto, pelo menos de forma parcial, por cerca de 88% da população mundial (mais de sete mil milhões de pessoas) e, na totalidade, por 77%, o que corresponde a mais de 6,27 mil milhões de pessoas. O continente americano, no entanto, ficará de fora desta vez, sem visibilidade para o espetáculo.