Durante toda a semana, até sexta-feira, 22 de maio, avizinha-se bom tempo em Portugal Continental. Apesar de já estarmos na segunda fase de desconfinamento, o sol deve ser uma motivação ao bom-humor e não tanto para longos passeios ou idas à praia, até porque a abertura da época balnear só se dá a 6 de junho.
Até lá, vamos poder contar com sol, que parece que veio para ficar, bem como as temperaturas altas. Esta segunda-feira, 18 de maio, o litoral vai ter céu nublado por nuvens altas e o interior céu limpo, e enquanto o termómetro em Lisboa chega aos 28ºC, no Porto fica pelos 23ºC.
Quanto à temperatura máxima mais elevada, está prevista para o distrito de Santarém, onde o termómetro aponta para os 30ºC. Já as mínimas, vão andar entre os 9ºC, em Bragança, e os 17ºC, em Faro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas ilhas o cenário não é tão solarengo: no arquipélago dos Açores há previsão de aguaceiros em todas as ilhas e as mínimas vão andar entre os 14ºC e 15ºC. Já as máximas podem chegar aos 21ºC, em Santa Cruz das Flores. Na Madeira, o céu vai estar ligeiramente nublado e as máximas podem chegar aos 24ºC no Funchal.
Quanto ao resto da semana, esta terça-feira, 19, vai ser o dia de maior calor. Lisboa vai chegar aos 30ºC, e no Porto o termómetro só chega aos 24ºC. Nas ilhas, o bom tempo vai continuar na Madeira com máximas a chegar aos 25ºC e nos Açores as máximas ficam pelos 21ºC, com chuva fraca em até sexta-feira e apenas previsão de céu nublado na quarta-feira, 20.