Temos vistos várias pessoas, famosas e anónimas, a enlouquecer graças a este copo. Mas qual é a razão? Porque é que este recipiente se tornou viral e comentado por todos, principalmente nas redes sociais?
Os Stanley Cups de que tanto se fala são copos da marca especializada em equipamento de camping e acessórios para atividades ao ar livre Stanley 1913. O “The Quencher H2.0 FlowStaste Tumbler” é o modelo que está mais na moda e é sobre ele que se fala no TikTok. Além de se tratar de um copo térmico, consegue ainda transportar mais de 1 litro de líquido (1,18 litros, para sermos mais específicos), e é caracterizado por ter a base mais fina do que a parte de cima. Desta forma consegue ser encaixado na maioria dos suportes de copos, como os do carro e do cinema.
Esta versão do produto está disponível em pelo menos 18 cores diferentes, desde os tons pastel às cores mais vivas. Apesar de já se tratar de um fenómeno nas redes sociais, este modelo ainda não se encontra à venda em lojas físicas em Portugal, mas pode fazer a sua encomenda brevemente através do site.
Os copos térmicos do modelo mais famoso custam 49,95€.
Qual é a história por detrás deste copo?
Apesar de hoje serem as mulheres dos subúrbios norte-americanos que mais falam e compram estes copos, nem sempre a história da marca esteve associada a um público feminino. A marca Stanley 1913 foi fundada precisamente no ano que o nome indica, pelo físico americano William Stanley Jr. Os primeiros a dar uso à garrafa térmica, totalmente feita com aço, foram soldados combatentes na segunda Guerra Mundial.
A marca foi concebida e pensada para uma utilização mais masculina, para os seus produtos serem uma mais valia para os homens que praticavam atividades ao ar livre, como a caça e a pesca. Toda a estética dos produtos, incluindo as cores utilizadas, ia ao encontro do que se espera ser mais apelativo a um público masculino. Agora, são as mulheres, principalmente as que pertencem à geração Y e à geração Z, que não largam os produtos da marca, que foi obrigada a fazer algumas alterações para que as garrafas e os copos se enquadrassem mais com este tipo de público-alvo.
Como é que os Stanley Cups se tornaram populares?
Segundo a revista “Bon Appétit”, a popularidade destes copos foi conseguida através de uma visão inteligente de negócios por parte dos responsáveis da marca. O modelo “The Quencher H2.0 FlowStaste Tumbler” estava ultrapassado, já não tinha procura e chegou mesmo a deixar de ser fabricado. Assim, a Stanley assinou vários contratos de parcerias com influencers digitais que estão por detrás de vários conteúdos na internet, incluindo blogues de moda e lifestyle.
A marca só teve de alterar as cores em que o copo se encontrava disponível, e rápido conseguiu a atenção do público feminino. Com cores para todos os gostos, com um encaixe perfeito nos suportes do carro, e com a quantidade de líquido que é capaz de transportar, este copo tornou-se num fenómeno mundial. Mais tarde, foram feitas parcerias com outras grandes marcas, como a Starbucks, e deu-se a total consolidação do produto no mercado.
“O Stanley Quencher transcendeu a garrafa de água e tornou-se num acessório ligado ao estilo de vida”, afirmou Jenn Reeves, vice-presidente de marketing da Stanley à “Bon Appétit”.
O copo é então visto como mais um símbolo de status social que as mulheres urbanas adotaram. Além de ser útil, de ser visto como ecológico e sustentável, é mais um objeto que confere poder social a quem o usa e é visto com ele.
Nem as celebridades escapam
Por ser um objeto que confere essa posição social, é lógico que também encontramos várias caras conhecidas a utilizar o Stanley Cup.
Olivia Rodrigo admitiu, num vídeo publicado pela revista “GQ”, que foi influenciada pelo TikTok a comprar este copo. Agora, é uma das 10 coisas que andam sempre com ela e que fazem parte do dia a dia da cantora.
Também Adele já se deixou ver com este acessório. Durante o episódio em que participou de “Carpool Karaoke”, foi visível que a cantora tinha um destes copos no suporte do carro. Já a atriz Shay Mitchell, disse à “People” que um Stanley Cup constava na sua lista de compras na Amazon para o passado mês de agosto.
A vice-presidente de marketing da Stanley, Jenn Reeves, afirma que a marca está a crescer 275%, ano após ano, o que se deve a ter conseguido o alcance de um novo público. Ainda assim garante que os produtos mais masculinos não vão ser esquecidos pela marca.