Um satélite soviético inativo do tamanho de um carro e com mais de 50 anos de existência está prestes a reentrar na atmosfera da Terra de forma completamente descontrolada — e os cientistas ainda não conseguem prever onde ele vai cair.

OVNIs estão a matar pessoas inocentes e os Governos sabem? Especialista garante que sim
OVNIs estão a matar pessoas inocentes e os Governos sabem? Especialista garante que sim
Ver artigo

O objeto em questão é a cápsula Kosmos 482, lançada em 1972 como parte de uma missão fracassada a Vénus. Após um problema no motor, a nave nunca conseguiu escapar da órbita da Terra e ficou ao redor do planeta desde então. Atualmente, o Kosmos 482 está em queda livre.

Os especialistas acreditam que deve reentrar na atmosfera entre os dias 8 e 11 de maio, sendo 10 de maio a data mais provável, segundo uma estação de rastreamento de satélites na Holanda. O problema é que ninguém sabe onde vai cair.

"Se atingir alguém ou causar danos, o governo russo poderá ser responsabilizado", afirmou o astrónomo da Universidade de Harvard Jonathan McDowell, em entrevista ao "Daily Mail", explicando que, por ter sido originalmente projetada para entrar na atmosfera de Vénus, a cápsula possui um escudo térmico resistente, o que aumenta a chance de sobreviver à reentrada terrestre e atingir o solo com uma força considerável.

Embora o cenário pareça digno de filme, McDowell tranquiliza: a chance de o satélite atingir uma pessoa é de uma em 10 biliões. "Não precisam de perder o sono por causa disto", garantiu.