Tem sido uma Primavera meio manhosa, com muita chuva, poucos dias bonitos e só um ou outro daqueles dias a cheirar a verão. Mas finalmente vem aí uma semana boa, com calor todos os dias, sol a brilhar e temperaturas que vão passar os 25 graus em várias zonas do País.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o calor começa já esta sexta-feira, 15 de maio. Em praticamente todo o País, o termómetro vai andar a bater nos 20 graus de temperatura máxima, sendo que Braga regista o maior pico, com 23 graus e só a Guarda (15º de máxima) e Bragança (17º) ficam um pouco mais distantes. Lisboa, Porto, Setúbal, Santarém e Viana do Castelo chegam todos aos 22º de máxima esta sexta-feira, 15 de maio. Curiosamente, o Algarve não é desta vez a região mais quente. Para Sagres é esperada uma máxima de 21º e para Faro 19º. As mínimas baixam dos 10º em algumas regiões do interior, especialmente na Guarda (7º), Viseu (8º), Bragança (8º) e no Alentejo, com Évora, Beja e Portalegre a tocarem nos 8º.

Próximos dias de calor

Mas o que nos anima mesmo é o fim de semana que aí vem. Já este sábado, 16 de maio, os termómetros vão subir de forma mais evidente. Setúbal, Santarém, Évora e Braga chegam todos aos 25º de máxima, com céu pouco nublado e muito sol. Lisboa (24º), Porto, Viana do Castelo e Leiria (23º) vêm logo depois e Vila Real, Aveiro, Castelo Branco, Beja, Sagres e Faro vão chegar aos 22º de máxima. As temperaturas mínimas, que se farão sentir quase sempre à noite, rondarão os 13 a 14º em quase todo o País, exceções de Bragança, Guarda e Évora e Beja, onde podem chegar perto dos 10º.

No domingo, 17 de maio, o cenário será parecido, mas com Lisboa, Setúbal, Santarém e Braga a chegarem a máximas de 26º. Uma vez mais, o sol vai brilhar em todo o País, com ligeira subida também das temperaturas mínimas, que não baixarão dos 14º na maior parte do País.

Na próxima semana, e até quarta-feira, o cenário será idêntico. Segunda e terça-feira, 18 e 19 de maio, serão os dias mais quentes, com os termómetros a andarem perto dos 30 graus sobretudo nas regiões de Lisboa, Setúbal, Santarém e Braga. No Alentejo podem mesmo ultrapassar os 30 graus, sobretudo na terça e na quarta-feira.

As temperaturas descem ligeiramente em todo o País a partir da próxima quinta-feira, 21 de maio, mas continuarão na casa dos 20 graus pelo menos até ao próximo fim de semana.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.