O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 18 horas de terça-feira, 29 de julho, o aviso amarelo para 13 distritos de Portugal continental, devido à persistência de temperaturas elevadas. No caso de Faro, esse alerta termina mais cedo, pelas 21 horas desta segunda-feira, 28.

Os distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que já estavam ao abrigo deste aviso, irão manter-se em alerta até ao final de terça-feira, face ao calor intenso que se tem feito sentir. Nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, o IPMA destaca as temperaturas máximas elevadas no interior.

Posto isto, na segunda-feira, 28 de julho, as temperaturas do País vão chegar aos 38ºC em distritos como Évora e Beja, seguindo-se Castelo Branco com 37ºC. Depois, na lista de temperaturas altas vêm Portalegre e Braga, que vão fixar-se nos 36ºC, Vila Real e Faro com 34ºC ou Viseu com 33ºC. Setúbal fixa-se nos 32ºC, Lisboa nos 29ºC e o Porto nos 30ºC.

Onda de calor está de volta. Fim de semana vai ter temperaturas a chegar aos 40 graus
Onda de calor está de volta. Fim de semana vai ter temperaturas a chegar aos 40 graus
Ver artigo

Na terça-feira, 29 de julho, vai haver uma "subida acentuada da temperatura máxima no litoral oeste e descida no Algarve". Assim sendo, as temperaturas vão ser tão altas quanto 40ºC, como acontece em Setúbal e Santarém. Évora e Lisboa ficar-se-ão pelos 39ºC, Beja, Castelo Branco e Braga pelos 37ºC e Coimbra pelos 36ºC. O Porto vai chegar aos 33ºC e Faro desce para os 27ºC.

No que diz respeito a quarta-feira, 29, espera-se "tempo quente com céu geralmente limpo, podendo apresentar períodos de mais nebulosidade na faixa costeira da região sul", assim como uma "pequena subida da temperatura máxima no Algarve e descida no litoral oeste da região Sul".