A semana vai começar com calor (e acredite que não é pouco). Tanto assim é que, esta segunda-feira, 7 de julho, serão sete os distritos que estarão ao abrigo de avisos amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Estes avisos prolongam-se até às 18 horas de terça-feira, 8.

Em causa estão os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, sendo estes dois últimos os que vão registar as máximas mais elevadas de todo o País, fixando-se nos 38ºC. Ainda assim, são vários os locais que contarão com temperaturas iguais ou superiores a 30ºC, como Lisboa e Setúbal, que se ficam respetivamente pelos 30ºC e 34ºC, por exemplo.

Na terça-feira, 8, o cenário não muda muito de figura. Aliás, o IPMA dá conta de uma "pequena subida da temperatura máxima". Assim sendo, as temperaturas chegam aos 40ºC, como acontece em Beja, seguindo-se Évora, com 39ºC, Castelo Branco, Coimbra e Braga, com 38ºC, e Portalegre, com 37ºC.

Ondas de calor têm impacto na saúde mental, alertam investigadores. Saiba porquê
Ondas de calor têm impacto na saúde mental, alertam investigadores. Saiba porquê
Ver artigo

Neste dia, o único distrito com máximas abaixo dos 30ºC é Faro, que se fixa nos 29ºC. Prevê-se que Lisboa conte com 33ºC, Setúbal com 30ºC e o Porto com 34ºC. Já as mínimas vão oscilar entre os 14ºC e os 20ºC, como é o caso de Bragança e Portalegre, respetivamente, de acordo com o IPMA.

Na quarta-feira, 9 de julho, está prevista uma "descida da temperatura máxima, exceto no nordeste transmontano". É precisamente nessa zona do território português que se encontram dois distritos sob aviso amarelo pelas temperaturas elevadas – Bragança e Vila Real, que registarão 36ºC e 35ºC, respetivamente.

No que diz respeito aos outros distritos, as temperaturas andarão compreendidas entre os 24ºC (Viana do Castelo) e os 37ºC (Beja). Setúbal e Lisboa descem para os 26ºC e o Porto para os 27ºC.