
Psiquiatras e investigadores avisam que a atual vaga de calor que se faz sentir na Europa está a ter consequências negativas na saúde mental da população, e pode inclusivamente agravar casos clínicos já conhecidos.
Em França, os serviços de urgência psiquiátrica registaram um aumento incomum de pacientes. Embora ainda não exista uma ligação científica definitiva entre a ligação do calor e o aumento de casos, os especialistas avisam sobre a conexão entre as altas temperaturas e a saúde mental.
“O calor gera ansiedade, provoca cancelamentos de consultas que podem ser prejudiciais, gera mais solidão”, explicou Bernard Grange, em declarações à agência France-Presse (AFP), tal como escreve o "Observador".
Num estudo publicado em 2023 na revista “Lancet Planetary Health”, o calor tem um impacto real, ainda que moderado, sobre diferentes indicadores de saúde mental, incluindo uma possível associação entre temperaturas altas e aumento de consumo de álcool e até mesmo um aumento de casos de suicídio, o que leva a um crescimento de casos nas urgências psiquiátricas.
Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas acima do normal, esperando-se que nos próximos dias as temperaturas se mantenham elevadas, com algumas zonas do País com previsão para chuva e trovoada.