
O último fim de semana de julho, 26 e 27, traz consigo uma nova onda de calor que se poderá prolongar até à primeira quinzena de agosto.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), neste fim de semana as temperaturas vão aproximar-se dos 40ºC em várias regiões do País, mantendo-se durante a próxima semana os avisos sobre o aumento de temperatura.
“Prevê-se uma subida significativa da temperatura do ar no final da semana, com valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior”, segundo comunicado do IPMA.
Em Lisboa prevê-se céu limpo e temperaturas entre os 37ºC e 38ºC. O Alentejo será uma das zonas mais afetadas do País, com temperaturas entre os 39ºC e 40ºC.
No sul, Faro tem a previsão de temperaturas entre os 32ºC e os 33ºC, as mesmas que no Porto. Coimbra também sofrerá com o calor com temperaturas entre os 36ºC e 37ºC.
Para estes dias de extremo calor, a DGS alerta para diversos cuidados como estar sempre bem hidratado, evitar atividades físicas intensas, procurar manter-se fresco, evitar períodos de longa exposição solar e fazer refeições frias e leves.