O calor não dá tréguas em agosto e as temperaturas que se fizeram sentir no fim de semana vão continuar. Portugal continental está sob alerta devido ao tempo quente, com a região norte do País a registar o nível vermelho. 

“No dia 4, prevê-se uma subida da temperatura na região norte, com valores da temperatura máxima a ultrapassar 40°C no interior e a estender-se até perto da faixa costeira. Prevê-se também uma diminuição da temperatura máxima no Algarve e na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro”, afirma em comunicado o IPMA.

Esta onda de calor continua relacionada com o anticiclone que se encontra a norte dos arquipélagos dos Açores e traz consigo uma massa de ar quente e seca vinda do norte de África. Prevê-se que os dias 4 e 5 de agosto, segunda-feira e terça-feira, respetivamente, sejam os mais quentes. 

Lisboa deverá registrar temperaturas máximas no início da semana de 35ºC, subindo para 36ºC ao longo da semana. No Porto as temperaturas poderão atingir já os 35ºC, descendo para os 32ºC.

O Alentejo chegará esta semana aos 41ºC. No sul do País, prevê-se uma descida de temperaturas máximas, com o Algarve a registrar a máxima de 31ºC, podendo alcançar os 33ºC em determinados concelhos. 

É no norte de Portugal que se espera um agravamento do tempo, com temperaturas a chegar aos 41ºC em Braga e Bragança com 38ºC e 39ºC a semana toda. Arouca, já marcado pelo forte incêndio florestal que sofreu, espera nesta terça-feira trovoada e uma temperatura máxima de 41ºC.

Os arquipélagos dos Açores esperam a máxima de 30ºC durante a semana, mas com valores a rondar os 27ºC na maioria dos dias com aguaceiros e céu nublado, em algumas ilhas. Na Madeira, a temperatura máxima deverá atingir os 29ºC com céu nublado.

Não existe previsão de chuva para os próximos dias em Portugal continental, o que agrava a situação dos incêndios florestais que o País está a sofrer.