As fortes ondas de calor e o tempo extremamente quente que se fizeram sentir neste verão parecem estar prestes a sofrer uma mudança e já neste primeiro fim de semana de setembro, com a chuva e os aguaceiros a voltarem. Mas a que se deve esta mudança?

“No fim de semana, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, de atividade moderada, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”, escreveu em comunicado o IPMA.

“Assim, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final do dia 6, no litoral norte e centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante o dia 7. À passagem da superfície frontal poderá ocorrer precipitação localmente intensa, em especial nas regiões do litoral norte e centro, sendo mais provável até final da manhã”, lê-se no mesmo comunicado. 

Ora Lisboa vai contar com a temperatura máxima no fim de semana de 27ºC, mas o fim de semana vai ser sempre acompanhado com chuva ou aguaceiros. O Porto também vai contar com chuva ou aguaceiros durante o fim de semana e temperatura máxima no sábado de 24ºC e no domingo de 22ºC.

Coimbra também não escapa à chuva ou aguaceiros, e no sábado a temperatura máxima que se fará sentir é 29ºC e no domingo desce para os 24ºC.

No sul de Portugal continental, no sábado o Alentejo vai atingir no máximo os 36ºC e no domingo conta com chuva ou aguaceiros em algumas zonas. O Algarve vai contar com céu nublado e chuva ou aguaceiros somente em algumas zonas, com temperaturas máximas entre os 22ºC e 25ºC, com Alcoutim a atingir mesmo os 32ºC de máxima no sábado.

Nas ilhas, a Madeira vai contar com chuva ou aguaceiros e céu nublado com temperaturas na ilha a rondarem os 26ºC e 27ºC, podendo chegar no máximo aos 28ºC. O arquipélago dos Açores vai contar com chuva ou aguaceiros e em algumas ilhas com céu nublado, com temperaturas a rondarem os 23ºC e 24ºC, podendo chegar aos 26ºC ou 27ºC em algumas ilhas.

“A tendência para os dias seguintes é a continuação da passagem de ondulações frontais nas regiões do norte e centro, prevendo-se ocorrência de mais precipitação até meio da semana”, salientou o IPMA.