Numa altura em que os incêndios não dão tréguas, as altas temperaturas que se fazem sentir no País vão prolongar-se para os próximos dias, com a previsão de noites tropicais para várias regiões.
“Os valores das temperaturas máximas estarão acima da média, ou muito acima da média para a época do ano, e a contribuir para onda de calor, pelo que é muito provável que em grande parte das nossas estações, em particular no interior, se venha efetivamente a registar uma onda de calor”, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.
Esta nova onda de calor deve-se a um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que transporta uma massa de ar tropical seco e muito quente do norte de África, acrescenta o IPMA.
Em Lisboa, a temperatura máxima vai estabelecer-se entre os 34ºC e 40ºC. Arouca e Ponte da Barca, onde estão localizados dois incêndios florestais que mais preocupam, vão marcar temperaturas entre os 36ºC a 41ºC.
No Porto, esperam-se temperaturas entre os 30ºC e 37ºC, enquanto em Coimbra as temperaturas variam entre os 32ºC e 40ºC. Na zona sul do País, o Alentejo terá temperaturas entre os 40ºC e 43ºC. Já em Faro serão mais baixas, entre 32ºC e 34ºC.
Para as ilhas, nos Açores prevê-se céu nublado, com previsão para aguaceiros em algumas ilhas, e temperaturas pelos 24ºC e 27ºC. Na Madeira, espera-se céu nublado com 26ºC e 27ºC.
Para a próxima semana, o IPMA prevê noites tropicais na maior parte das regiões do território continental. Foram emitidos os alertas amarelo para sábado, dia 2 de agosto, e a partir do domingo, dia 3 de agosto, alerta laranja para algumas zonas do País.