Daniel dos Santos, o antigo campeão nacional de bodyboard (em 1993) também conhecido por “JoJo Mariani”, está desparecido há cerca de duas semanas na Tailândia. A mulher, Avalon Giuliano, tem recorrido ao Facebook para apelar por ajuda, oferecendo recompensa.
“O Jojo está desaparecido na ilha de Koh Pan Ngan Tailândia onde vivemos e criamos os nossos 2 meninos Ocean de 8 anos e Sky de 2 anos. De qualquer forma, está desaparecido há quase duas semanas em circunstâncias misteriosas. Tememos que tenha saído para o mar e não tenha voltado. Encontrei os seus pertences (passaporte, carteira, aeroporto etc.) debaixo de uma árvore muitos dias depois do seu desaparecimento”, começou por relatar.
“Por isso, hoje, venho falar convosco como mulher de um homem que fez com que tantas pessoas nestes grupos e praias fossem quem são hoje. Ele era o monstro do oceano e talvez só ouvir as vossas velhas histórias sobre as suas sobrevivências anteriores na água me possa ajudar a ter esperança. Por favor ajudem-me a encontrar o Grande Jojo. Ele é o mestre do oceano, por isso é difícil para mim aceitar que é onde ele pode estar”, disse.
A mulher explicou ainda que “a polícia tailandesa não está realmente a ajudar” e que, por isso, era necessário fazer “pressão”, pedindo “partilhas” e “likes” na publicação. “Por favor, bombardeiem a Embaixada de Portugal por e-mail, exigindo que intervenham para obrigar o governo daqui a procurá-lo. Vou colocar o email da embaixada nos comentários. Não falo português, sou americana. Não respondem ao inglês como respondem ao português. Se todos nos unirmos poderemos fazer a diferença e ajudar a salvar a lenda de Portugal”, apelou.
Nos comentários, revelou que encontrou “as suas barbatanas, óculos de natação, snorkel, calções de banho, chapéu, carteira, dinheiro, passaporte e joias debaixo de uma árvore encharcada debaixo de um pedaço de contraplacado numa loja de materiais de construção”. Durante estes dias, tem feito flyers e cartazes para afixar nas ruas.
O desaparecimento de Daniel dos Santos também foi partilhado num grupo de bodyboarders portugueses. “Recentemente, terá sido feito um avistamento positivo de Daniel, mas a mulher e os seus amigos com conhecimento do incidente recusaram-se a dar qualquer informação, porque dizem que não se querem envolver. Obviamente, é tarde demais para isso e ela foi denunciada a todas as autoridades competentes, pois a retenção ou destruição de provas é, por si só, um crime grave na Tailândia. Esta pessoa reside na ilha. Outras medidas serão tomadas contra ela e qualquer pessoa que retenha provas do que, tanto quanto sabemos, pode até ser um homicídio neste momento”, atualizou o sogro do bodyboarder, Geoffrey Giuliano.
O homem também informou que um homem birmanês disse tê-lo visto recentemente. Apesar de ter sido difícil de entender o que estava a dizer, perceberam que o homem visto era baixo, tal como Daniel, e que parecia estar ferido e a coxear. Uma outra hipótese em cima da mesa é que o bodyboarder estivesse “em algum tipo de estado psicótico”.
Foi criado uma página no GoFundMe para ajudar na procura por Daniel dos Santos e para ajudar Avalon Giuliano a criar os dois filhos. Atualmente, contam com 842 dólares (cerca de 796€) de uma meta de 10 mil.